Controle de incêndio na região da 25 de Março pode só terminar na terça (12)

Cerca de cem bombeiros trabalham para apagar as chamas, mas fumaça atrapalha; expectativa é que trabalho se estenda na madrugada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corpo de Bombeiros trabalha há mais de 18 horas para apagar o incêndio que consumiu um prédio na região da rua 25 de Março e causou o desabamento de uma loja e de uma igreja no centro de São Paulo.

O incêndio começou por volta das 21h deste domingo (10) após uma explosão na altura do terceiro andar de um prédio comercial na rua Abdo Schahin, segundo as informações da Polícia Civil. Três edifícios próximos foram afetados, sendo uma loja, um edifício comercial e uma igreja.

Incêndio atinge prédio comercial na rua Barão de Duprat, na região da rua 25 de Março - Carla Carniel/Reuters

Dois bombeiros tiveram queimaduras de segundo grau causadas por uma explosão, provavelmente provocada pela entrada de oxigênio no interior do edifício.

Um dos bombeiros teve 36% do corpo queimado. Ambos foram socorridos e levados ao Pronto-Socorro Tatuapé. O estado de saúde dos dois é considerado estável.

A região está coberta por uma fumaça branca que dificulta a respiração e causa ardência nos olhos. Com o tempo seco e o vento forte que vez ou outra espalha ainda mais a fumaça, os bombeiros lutam para conter as chamas até serem capazes de apagar de vez o incêndio.

A fumaça dentro do edifício é um dos principais desafios para os cerca de cem bombeiros que trabalham no local. Eles se revezam em turnos para entrar no prédio e trabalhar na contenção das chamas.

Esse trabalho só é possível com uso de respiradores, similares aos utilizados para mergulhos, segundo André Elias, porta-voz dos bombeiros.

Cada cilindro garante de 20 a 30 minutos de ar. A duração, porém, varia de bombeiro para bombeiro e de acordo com a respiração do usuário.

Como o cansaço acelera o consumo do ar, o revezamento é importante para que os bombeiros possam reabastecer os cilindros e repousar.

Não há previsão para a extinção do fogo. As chamas foram contidas em pontos isolados e os bombeiros devem trabalhar durante todo o dia para apagar os focos de incêndio.

Os esforços podem se estender pela madrugada e chegar à manhã desta terça (12), segundo a corporação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.