Descrição de chapéu Folha Informações

Posts mentem ao afirmar que nova presidente da Caixa fraudou INSS

Diferentemente de publicações, Daniella Marques Consentino não tem 107 processos ligados ao órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos (SP)

Desinformações a respeito da nova diretora da Caixa Econômica Federal que circulam no Twitter e Facebook mentem ao afirmar que Daniella Marques Consentino possui 107 ações por fraude na Previdência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Por meio de busca no site Jusbrasil, ferramenta que permite consultar processos, foram encontrados oito cujo nome da executiva é citado. Em um, de 2017, ela é ré por questões trabalhistas, juntamente com outros envolvidos, em três é a autora e, nos demais, foi apenas citada —a maioria envolvendo também a Caixa.

A reportagem encontrou homônimos de Daniella. Ao buscar o nome "Daniela Marques", com apenas uma letra ele, os resultados mostravam 107 processos até os posts começaram a viralizar. Agora, são, 108.

Fotografia colorida mostra nova presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, no dia da posse, discursando para plateia.
Daniella Marques, nova presidente da Caixa, é alvo de conteúdos de desinformação - Gabriela Biló - 5.jul.2022/Folhapress

Daniella Marques tomou posse no início de julho, após diversas denúncias de assédio sexual levarem à renúncia de Pedro Guimarães, ex-diretor da instituição. Antes, era secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, onde estava desde 2019.

Até a tarde de 29 de julho, as postagens já contavam com mais de 1,4 mil interações.

Em nota enviada à Folha, os advogados da diretora ressaltam que não existe qualquer processo contra Daniella Marques em relação a fraudes ou qualquer tipo de ilícito, e que os processos que se referem especificamente a ela são de foro íntimo e não possuem qualquer relação com a gestão da Caixa Econômica ou cargos que ocupou no Ministério da Economia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.