Faixa azul exclusiva para motos começa a ser instalada na avenida dos Bandeirantes

Motofaixa terá 8,5 km de extensão em cada sentido; motociclistas não são obrigados a usar a via

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A instalação da faixa azul exclusiva para motos na avenida dos Bandeirantes, em São Paulo, começou nesta terça (23). A via terá extensão de 8,5 km em cada sentido.

O trecho em que a motofaixa está sendo implantada fica entre a marginal Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, próximo ao bairro Vila da Saúde, na zona sul.

A faixa azul exclusiva para motos na avenida 23 de Maio, instalada em janeiro de 2022 como teste
A faixa azul exclusiva para motos na avenida 23 de Maio, instalada em janeiro de 2022 como teste - Bruno Santos/ Folhapress

A avenida dos Bandeirantes é uma das vias que dá acesso ao aeroporto de Congonhas e liga a marginal Pinheiros às rodovias Anchieta e Imigrantes.

O primeiro sentido a receber a faixa azul será o que vai da marginal ao complexo viário Maria Maluf. Ao todo, serão 17 km de novas faixas nos dois sentidos.

Os motociclistas, porém, não são obrigados a circular apenas pela faixa exclusiva.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), passam pela Bandeirantes mais de 1.600 motociclistas por hora no horário de pico.

A faixa azul é parte de um projeto que visa diminuir os acidentes e, também, a lentidão.

Desde que a motofaixa foi instalada na avenida 23 de Maio, nenhum motociclista morreu e a lentidão caiu 55% na via, segundo a CET. Inaugurado em janeiro de 2022, o trecho vai da praça da Bandeira ao complexo viário João Jorge Saad.

A expansão do projeto para as avenidas Tiradentes, Prestes Maia e Rubem Berta foi autorizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) no último dia 5 de agosto. A CET não informou quando começará a instalar a faixa azul nestas vias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.