Descrição de chapéu Obituário Mauricio Silva Miranda de Souza (1982 - 2022)

Mortes: Ex-São Paulo, amou o futebol, a família e a solidariedade

Maurício Miranda interrompeu a carreira no futebol por causa de problema cardíaco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Os Barcas é time grande!" Assim Mauricio Miranda se referia ao time formado com os amigos para os momentos de lazer. Desde que encerrou a carreira, devido a um problema cardíaco, o futebol virou uma brincadeira.

O segundo entre cinco filhos de um casal de empresários, Mauricio nunca gostou de estudar, mas desde cedo se apaixonou pelo esporte, em especial pelo futebol.

Natural de Floriano, no Piauí, ele foi atacante nas categorias de base do São Paulo. Fez parte da mesma geração de Kaká. Chegou ao tricolor levado por um empresário chamado Paulo Richard.

Mauricio Silva Miranda de Souza (1982-2022)
Mauricio Silva Miranda de Souza (1982-2022) - Arquivo pessoal

No São Paulo, o atleta foi campeão do Supercampeonato Paulista de 2002 e disputou apenas uma partida oficial, pelo Brasileirão, em 3 de outubro de 2001, contra o Santos, que venceu por 1 a 0.

Também jogou pelo Paulista Futebol Clube (Jundiaí), Ferroviário Atlético Clube (Ceará), River Atlético Clube (Piauí) e Clube Náutico Capibaribe (Pernambuco), onde encerrou a carreira.

"Ele descobriu uma alteração cardíaca que o impossibilitava ou poderia trazer riscos e consequências caso continuasse atuando em time profissional, por causa da grande exigência física dos treinamentos e jogos", afirma o médico Hugo de Araújo Costa Coelho, seu amigo.

Mauricio se afastou dos campos, porém nunca do esporte e do futebol. Atuou como secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano e presidiu a Associação Atlética Corisabbá, importante clube da cidade.

A morte de Mauricio no dia 10 de agosto, aos 40 anos, causou comoção em Floriano. Ele era considerado um ser humano diferente, que sempre enxergava o melhor das coisas e das pessoas.

"Mauricio era da paz, carinhoso. Excelente pai, filho, irmão, esposo e profissional", afirma a empresária Rosana Brito, 42, sua companheira.

Rosana e Mauricio viviam a melhor fase de suas vidas, neste momento. Amigos há mais de 20 anos, os dois foram casados e se separaram dos seus cônjuges. No ano passado, reencontraram-se. "Nós tivemos um encontro de almas. Nossa relação era de cumplicidade, intimidade e cuidado", diz Rosana.

Mauricio era um rapaz tranquilo e solícito, que gostava de estar com a família, os amigos e viajar. Ele amava a família, o futebol e ajudar as pessoas", afirma o empresário Delano Miranda de Souza, 46, um dos irmãos.

Atualmente, Mauricio finalizava a faculdade de administração de empresas e comandava uma empresa de representação comercial na área farmacêutica e um posto de combustíveis, aberto há seis meses.
Ele deixa a companheira, três filhos, os pais e quatro irmãos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.