Descrição de chapéu Obituário Evanailton Bispo (1967 - 2022)

Mortes: Maestro, fez arranjos do Olodum e do É O Tchan

Nome importante do axé, Ito Bispo era compositor, arranjador e saxofonista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem gosta de axé certamente dançou músicas que tinham os arranjos do maestro Ito Bispo, nome artístico de Evanailton Bispo.

Compositor, arranjador e saxofonista, ele trabalhou com o músico baiano Gerônimo e com bandas famosas —incluindo Olodum, Gera Samba e É O Tchan. No total, foram 41 anos de história na música.

Ito morreu em Salvador, no dia 7 de setembro, aos 55 anos, após uma parada cardíaca. Ele estava em casa, com a mulher. De dois anos para cá, o músico apresentava um estado de saúde delicado e sofrera algumas internações.

Evanailton Bispo (1967-2022)
Evanailton Bispo (1967-2022) - Instituto Reparação no Facebook

"Ele sempre dizia que estava bem", diz o trompetista da banda Os Skanibais, João Teoria, 53, seu amigo há cerca de 40 anos.

"A minha primeira vez foi em 1991, a convite dele. De lá para cá nunca mais nos separamos. Em 2013, montamos Os Skanibais", conta João.

"Os grandes arranjos do Olodum são dele. Ito deu a volta ao mundo com as bandas famosas. Ele deixa uma grande contribuição para a música baiana e brasileira", diz o amigo.

"Ao longo da nossa parceria, Ito se tornou parte da minha família. Ele era uma pessoa gentil, educada e elegante. Eu brincava que Ito Bispo era o Quincy Jones da Bahia", finaliza João.

Para o músico Tonho Matéria, 58, o maestro foi uma das referências da música instrumental no país.

"Nós éramos do começo do Olodum. Ito era uma pessoa do bem, tranquilo, calado e centrado enquanto produzia a música, a sua arte. Quando temos pessoas talentosas comprometidas com aquilo que se quer, fica uma lacuna", diz Tonho.

No Instagram, o É O Tchan publicou uma homenagem ao músico e escreveu "a vida é um sopro". O maestro Ito era casado e não tinha filhos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.