Descrição de chapéu Obituário Tereza Cristina van Brussel Barroso (1965 - 2023)

Mortes: Levou leveza e bom humor para o mundo formal de Brasília

Tereza Cristina Barroso, mulher do ministro Luis Roberto Barroso, morreu nesta sexta (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nem mesmo a formalidade de Brasília, o mundo sisudo do direito ou até mesmo um câncer foram suficientes para tirar a leveza e bom humor de Tereza Cristina van Brussel Barroso.

Mulher do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, Tereza morreu na noite desta sexta-feira (13) por complicações decorrentes de um câncer primário na cabeça do fêmur.

O ministro Luís Roberto Barroso e a esposa Tereza Cristina Van Brussel Barroso
O ministro Luís Roberto Barroso e a esposa Tereza Cristina Van Brussel Barroso - Raquel Cunha 24.nov.18/Folhapress

Tereza nasceu em junho de 1965, em Paramaribo, na antiga Guiana Holandesa, hoje Suriname. Sua mãe havia mudado com a família para lá, onde conheceu e se casou com o então cônsul do Brasil no país.

Quando o Suriname conquistou sua independência, os pais de Tereza se mudaram para o Brasil com os filhos e moraram em Niterói, na região metropolitana do Rio.

Tereza ingressou nas faculdades de direito e letras, mas não concluiu os cursos. Tornou-se estilista de moda, dona de uma fábrica e duas lojas. Em 1994, conheceu Barroso em uma reunião de amigos em comum.

"Eu reparei nela nesse primeiro momento. Depois a chamei para sair, ela relutou um pouquinho, mas aceitou. Depois, nunca mais nos separamos", contou Barroso à Folha.

Poucos meses após terem se conhecido, foram viver juntos e se casaram em março do ano seguinte. A cerimônia foi celebrada pelo então juiz Luiz Fux, amigo de Barroso e hoje seu colega no STF.

"Ela morava em Niterói e eu precisava atravessar de barca para chegar até a casa dela. Eu brincava que era por isso que a gente precisava se casar rápido", lembrou Barroso.

Após o nascimento dos filhos, Luna e Bernardo, ela vendeu o negócio para se dedicar exclusivamente aos cuidados da família. Nos primeiros anos de casamento, Tereza e Barroso moraram no Rio de Janeiro e depois se mudaram para Brasília.

"A Tereza foi uma das grandes amigas que ganhei em Brasília. Eu também sou do Rio e nós nos aproximamos muito rapidamente. Ela tinha uma leveza, um bom humor ímpar. Estava sempre sorrindo, falando alto e cantando. Ela dava outra cara para a cidade", contou a advogada Raquel Bastos Daltro de Miranda.

Para o ministro, a leveza da esposa o ajudou a lidar com as formalidades de seu trabalho. "Ela era muito ligada à moda, arquitetura, decoração de interiores. Isso me ajudou muito, porque o mundo do direito é muito formal", contou.

"A leveza dela me ajuda. Sempre que escrevia um texto para a imprensa ou para algum lugar que não fosse especializado em direito, eu mostrava a ela para ter a opinião de uma pessoa inteligente, mas não versada nessa linguagem barroca do direito. Ela foi uma parceira também nos meus escritos".

O velório de Tereza aconteceu neste sábado (14) no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.