Descrição de chapéu Cracolândia

PM de folga presencia assalto e mata homem na região da cracolândia

Policial afirmou ter trocado tiros com bandidos; fotos mostram que arma do assaltante era de brinquedo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem morreu neste sábado (28) na região da cracolândia, no centro de São Paulo, baleado por um policial militar de folga que reagiu a uma tentativa de assalto.

De acordo com a Polícia Militar, o oficial passava pela avenida Duque de Caxias, no bairro de Campos Elíseos, por volta das 11h, quando viu dois homens assaltando uma pessoa. O PM teria dado voz de prisão aos suspeitos, que teriam reagido, e então teve início uma troca de tiros, ainda segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar.

Foto aérea mostra aglomeração de usuários de drogas na rua Vitória
Usuários de drogas tomam ruas da região central de São Paulo, em área conhecida como cracolândia - Gabriel Cabral - 23.jan.2023/Folhapress

O homem baleado foi socorrido e levado para a Santa Casa, mas morreu em seguida.

Fotos tiradas no local mostram a vítima sendo socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros. Ao lado dele é possível visualizar duas armas de brinquedo. O caso foi registrado no 77° DP (Santa Cecília).

Entre as medidas recém-anunciadas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para enfrentar o problema da cracolândia está a maior presença de policiais militares em patrulhamento na região.

Até então, era mais frequente a presença de agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) no local. A mudança ocorre após troca no comando da 1ª Delegacia Seccional do Centro, responsável pela cracolândia.

Desde o início do ano, houve ao menos duas ações da Polícia Militar em meio ao fluxo de usuários de drogas na cracolândia.

Uma delas ocorreu no dia 11, após a Folha mostrar que usuários haviam pintado uma faixa na rua para separar o espaço ocupado por eles da via destinada ao trânsito de veículos.

Em entrevista à Folha na segunda-feira (23), o secretário da Segurança Pública do estado, capitão Guilherme Derrite, ressaltou que deu ordem ao comando da PM para não estimular o confronto.

"Eu estive na Rota [a tropa de elite da PM] na semana passada conversando com os oficiais, e isso era uma coisa informal, que ninguém sabe, mas fui lá justamente para passar o recado: ‘Senhores, nosso compromisso é de não estimular o confronto", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.