Butantan elege sucessor de Dimas Covas e se compromete com transparência

Dimas deixou o cargo após troca de governo; sucessor é o engenheiro Saulo Nacif

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Conselho Curador elegeu, em reunião nesta quarta-feira (15), o engenheiro mecânico aeronáutico Saulo Nacif como o novo diretor-executivo da Fundação Butantan. O médico hematologista Dimas Tadeu Covas entregou o cargo na última quinta (9).

Nacif é formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem 32 anos de experiência profissional, atuando em consultorias de gerenciamento estratégico e como executivo de novos negócios de empresas multinacionais. Ele vai liderar a fundação pelos próximos quatro anos.

A fundação é uma entidade privada que atua como braço operacional e administrativo em apoio ao Instituto Butantan, um órgão público —este sob comando do infectologista Esper Kallás.

Saulo Nacif, o novo diretor-executivo da Fundação Butantan - Bruno Santos - 19.out.2018/Folhapress

Enquanto o instituto segue as diretrizes do Governo de São Paulo, a fundação está sujeita ao seu estatuto social e ao Conselho Curador. A reunião desta quarta foi a primeira da nova composição do conselho, sob a presidência do hematologista Carmino Antonio de Souza.

Carmino disse à Folha nesta quarta que o Conselho Curador terá protagonismo maior nesta gestão em comparação à anterior. Ainda segundo ele, a fundação deverá acompanhar os preceitos de transparência da administração pública.

"Vamos seguir com o princípios de transparência e da impessoalidade, dando publicidade aos atos [da fundação]. Isso tudo tem que ser feito", afirmou Carmino.

A fundação, pelo seu caráter de entidade de direito privado, entendia que não deveria estar sujeita a questionamentos de órgãos fiscalizadores, como o TCE (Tribunal de Contas do Estado), nem à Lei de Acesso à Informação.

O Butantan agradeceu, em nota, os serviços prestados pela gestão Dimas, iniciada em 2017. Ele já havia deixado o posto de diretor do instituto, conforme a Folha revelou em novembro do ano passado. E, na última quinta (9), pôs o cargo na fundação à disposição da nova gestão, encabeçada por Kallás.

"O Instituto Butantan e a Fundação Butantan agradecem ao médico Dimas Covas pela sua dedicação nos últimos sete anos, tempo em que ocupou a diretoria da instituição, e reconhece a sua relevância para a saúde pública do país", diz a nota.

Após a reunião em que pôs o cargo à disposição, Dimas disse à Folha que "a etiqueta profissional manda que se coloque o cargo à disposição sempre que houver mudanças".

"O Conselho Curador mudou, e a etiqueta manda. O processo de sucessão é normal e está em curso ", escreveu Dimas à reportagem na última quinta (9).

Nesta quarta (15), Dimas não quis falar mais sobre o Butantan.

Dimas Covas liderou o Butantan desde 2017 e ganhou projeção no combate ao coronavírus - Jefferson Rudy - 27.ma.2021/Agência Senado

A gestão Dimas ganhou holofotes graças ao empenho pela viabilização do imunizante Coronavac ao mesmo tempo em que o governo de Jair Bolsonaro (PL) desprezava a ciência.

A saída dele, no entanto, resulta de um processo de desgaste.

Em novembro, a Folha revelou que o TCE investiga possíveis irregularidades em contratos sem licitação feitos pela Fundação Butantan com uma empresa fornecedora de software, a SAP Brasil Ltda. Tais acordos somam R$ 161 milhões e, segundo a análise dos técnicos do órgão, há riscos de superfaturamento nesse processo.

Então governador, Rodrigo Garcia (PSDB) determinou em novembro que a Controladoria-Geral do Estado apurasse os fatos.

Na fase de transição do governador eleito, o secretário de Saúde escolhido por Tarcísio, Eleuses Paiva, e Kallás já haviam solicitado que Dimas deixasse o comando da fundação em meio às investigações.

O Butantan negou irregularidades na contratação questionada pelo TCE e disse que "18 dos 20 maiores produtores mundiais de vacinas estão executando sua produção em soluções SAP, que cobrem o processo de ponta a ponta, desde a produção, passando pela distribuição controlada, administração, até a monitorização pós-vacina".

A assessoria de imprensa do Butantan disse em nota, na última quinta (9), que não havia nenhuma relação entre o ato de Dimas pôr o cargo na fundação à disposição do conselho e o processo no TCE.


Os oito titulares do Conselho Curador da Fundação Butantan
(mandato 2023/2026)

  • Carmino Antonio de Souza (Unicamp)
  • Anna Sara Shafferman Levin (USP)
  • Américo Ceiki Sakamoto (USP)
  • Sergio Swain Müller (Unesp)
  • Edison Luiz Durigon (Fapesp)
  • Paulo Lee Ho (Fundação Butantan)
  • Sandra Coccuzzo S. Vessoni (Instituto Butantan)
  • Ana Marisa Chudzinski Tavassi (Instituto Butantan)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.