Descrição de chapéu chuva

Chuva forte deixa carros boiando em avenida de Osasco

No litoral, Santos também teve tempestade e monitora áreas de encosta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chuva que atingiu Osasco, na Grande São Paulo, na tarde deste sábado (18) alagou a avenida Analice Sakatauskas e deixou carros submersos.

O atendente Kelson Soares, 30, que trabalha em uma farmácia da avenida, relatou que a tempestade teve início por volta das 14h e, após cerca de 40 minutos, a água já ultrapassava as portas dos veículos. "Subiu muito rápido."

Como enchentes no local são recorrentes, o estabelecimento conta com barreiras e não foi inundado. Por volta das 17h, o nível da água já havia baixado e foi possível retomar o atendimento.

Carros submersos em avenida de Osasco após as chuvas deste sábado (18) - Osasco para todos no Instagram

"Não presenciei queda de árvore ou pessoas tentando passar pela água. Quando baixou, ficaram apenas os carros atravessados na via", disse Soares.

Segundo a prefeitura de Osasco, foram três horas de chuva intensa e houve alagamentos no Centro, Quitaúna e Umuarama. Não há registro de vítimas ou de pessoas desalojadas.

Na última quinta-feira (16), a Defesa Civil do município emitiu um alerta sobre as chuvas previstas para o fim de semana.

No comunicado, o órgão aponta a possibilidade de chuvas intensas e estima um acumulado de 80 mm entre sexta (17) e domingo (19).

"Como o solo já se encontra encharcado, há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo", afirmou a Defesa Civil de Osasco.

Outro município em alerta por conta da chuva é Santos. Neste sábado, as rajadas de vento na cidade chegaram a 83,2 km/h e a alta da maré foi de 2,10 metros.

No início da noite, havia registro de alagamento nos dois sentidos da avenida Nossa Senhora de Fátima, na altura da rua Ana Santos, mas a via seguia transitável.

De acordo com a prefeitura, as áreas de encosta estão em estado de atenção, e os moradores desses locais devem observar sinais de perigo, como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados.

Em qualquer uma dessas situações, a orientação é deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.