Descrição de chapéu Alalaô

Em Maresias (SP), guarda-sol vira guarda-chuva para enfrentar o mau tempo

Mesmo sem sol, turistas lotaram a praia do litoral norte no sábado de Carnaval

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cláudio Oliveira
São Sebastião (SP)

O mau tempo não afastou os banhistas e a praia de Maresias, em São Sebastião (197 km de SP), no litoral norte paulista, ficou cheia neste sábado (18) de Carnaval.

O sol não apareceu, mas a temperatura continuou elevada, na casa dos 30ºC, e quem queria chegar a uma das praias mais badaladas do país encontrou dificuldades para estacionar.

Encontrar uma vaga, aliás, é bem difícil nas proximidades das principais entradas da praia. O jeito é parar um pouco mais longe e, por isso, é muito comum encontrar turistas com coolers e bolsas de praia.

Turistas sob guarda-sol em Maresias
Turistas na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, neste sábado de Carnaval, sob os guarda-sóis - Cláudio Oliveira/Folhapress

Entre os milhares de visitantes está Gabriel Rojo, 21, que mora no bairro Saúde (zona sul de SP) e que pela primeira vez esteve em Maresias.

"Praia é praia, não é? A gente prefere esse sossego do que ficar naquele agito dos blocos. Os blocos são legais também, mas eu precisava conhecer Maresias. E vou te falar: o lugar é lindo, mesmo sem sol", disse.

Rojo, que já frequentou outras praias do litoral do estado, disse que Maresias é diferente.

"É um clima diferente aqui. Agora eu entendo porque tanta gente vem pra cá", afirmou o jovem, que estava perto de uma das entradas principais da praia, acompanhado de familiares.

Praia aberta e com circulação de água considerada adequada, Maresias tem um ponto de medição da qualidade da água que, desde que foi implantado pela Cetesb (companhia ambiental paulista), não qualificou o local como impróprio uma vez sequer.

Já Tamires Souza, 34, e João Souza, 37, não ficaram acanhados com a chuva. Com água, cerveja e guarda-sol, o casal admirava o mar.

"Maresias é linda. Frequentamos aqui há alguns anos e decidimos voltar agora no Carnaval. É um pouco mais cheio, não é? Mas vale a pena", disse Tamires.

A Prefeitura de São Sebastião preparou algumas atrações para o Carnaval. Um palco foi montado na praia de Maresias e alguns banhistas já aguardavam as atrações musicais na manhã deste sábado.

Segundo a administração, mais de 500 mil pessoas devem passar pelo município durante os cinco dias de folia.

Julia Nalli, 27, estava na praia com o namorado e cinco amigos de São João da Boa Vista (216 km de SP).

"Muita gente de São João vem pra cá e decidimos conhecer também. Vamos ficar até segunda-feira. Está sendo muito divertido. Acho que vamos voltar outras vezes", disse ela, também pela primeira vez no local.

Banhistas na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte paulista, neste sábado de Carnaval
Banhistas na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte paulista, neste sábado de Carnaval - Cláudio Oliveira/Folhapress

Ela afirmou que uma das vantagens de Maresias é a ausência de caixas de som na praia. "Não vi ninguém com caixas de som. Isso é legal. Vamos à praia para relaxar e aproveitar e muitas vezes essas caixas incomodam."

De acordo com um decreto municipal, os ruídos urbanos de equipamentos de som automotivo, equipamentos sonoros assemelhados em volumes exagerados nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos, estendendo-se também a espaços privados comerciais ou residenciais, estão vetados.

Caso o decreto seja descumprido, o responsável pode ser multado (de R$ 5.490 a R$ 10.980, dependendo da intensidade da infração).

Para quem deseja aproveitar a praia de Maresias nos próximos dias de Carnaval, deve se atentar para a previsão do tempo.

As temperaturas continuam elevadas e o sol deve voltar a aparecer entre domingo (19) e terça-feira (21). Há previsão de pancadas de chuva à tarde. A máxima não passará dos 28ºC e mínima ficará na casa dos 21ºC, segundo a Climatempo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.