Descrição de chapéu Alalaô

Galo da Madrugada e Homem da Meia-Noite agitam sábado (18) de Carnaval em PE

Serão ao todo 30 trios elétricos em mais de nove horas de desfile do Galo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

"Acorda Recife, acorda. Que já é hora de estar de pé. Levanta, o Carnaval começou. No bairro de São José". O trecho da música da cantora Amelinha resume a manhã de sábado na capital pernambucana.

Após a abertura do Carnaval na noite da sexta-feira (17) no Marco Zero, o Galo da Madrugada, maior bloco do mundo, reina pelas ruas do Recife neste sábado (18) com 30 trios elétricos e mais de nove horas de desfile.

Pabllo Vittar, Maria Gadu, Fafá de Belém e Juliette estão entre as atrações. O desfile começa às 9h, no Forte das Cinco Pontas, com direção à rua do Sol, na área central do Recife. Ao todo, são seis carros alegóricos e 30 trios elétricos em nove horas e meia de bloco. O percurso tem 6,5 quilômetros.

Folião se veste de personagem folclórico nesta sexta (17), no Recife - Lucio Tavora/Xinhua

Também estarão no bloco nomes tradicionais da música pernambucana como Gustavo Travassos, Quinteto Violado, Almir Rouche, André Rio, Marron Brasileiro, Gerlane Lops, Bia Villa-Chan, Geraldinho Lins e Nena Queiroga. Os artistas de fora do estado estarão como convidados dos músicos pernambucanos.

Uma novidade para 2023 é um trio elétrico exclusivamente dedicado ao brega. Já a escultura gigante será montada a partir da noite desta terça (14) na ponte Duarte Coelho, no centro, e homenageará a cultura afro-brasileira.

O tema do 44º desfile do bloco será "Viva a vida, viva o frevo, viva Enéas", em alusão à volta do Carnaval após dois anos de restrição por causa da pandemia e ao fundador do bloco, Enéas Alves Freire, que morreu em 2008, aos 86 anos —as homenagens pelo centenário de Enéas não puderam ser feitas em 2021 em razão da Covid. Ary Nóbrega, falecido em abril de 2020 e responsável pelas alegorias do bloco por 30 anos, e o cantor Claudionor Germano, 90, também serão homenageados no Carnaval deste ano.

A partir das 19h, o palco do Marco Zero terá apresentações de Maestro Duda, Almir Rouche, Pabllo Vittar (com participações de Uana e Romero Ferro) e cantores de brega.

No domingo (19), a noite será com Gerlane Lops, Maria Rita, Sorriso Maroto e Fundo de Quintal. Na segunda, haverá um encontro de blocos líricos, Frevo de bloco (Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres), Melim, Nando Reis e Emicida.

Por fim, na terça (21), André Rio, Lenine e Spok, João Gomes, Alceu Valença, Elba Ramalho e orquestras de frevo se apresentam, fechando o Carnaval.

Em Olinda, o sábado é de cortejos de blocos no Sítio Histórico de Olinda. Entre os destaques estão apresentações da Ceroula, às 16h, e do Elefante de Olinda, às 17h.

O Homem da Meia-Noite desfile nas ruas do Bonsucesso, em Olinda. Desde o começo da noite, o público se concentra em frente à sede da agremiação, mas apenas a 0h de sábado para domingo o calunga mais famoso do Carnaval pernambucano dá as caras.

Para a edição de 2023, o Homem da Meia-Noite receberá uma roupa especial que será revelada apenas na hora da saída do cortejo. O verde e branco homenageia sete personalidades da folia pernambucana, com o tema "Brincantes".

No mesmo horário, no polo do Carmo, haverá show do cantor Lenine e da Spok Frevo Orquestra. Antes deles, Marrom Brasileiro, Ed Carlos, Dudu do Acordeon e Claudionor e Nonô Germano fazem apresentações.

ATRAÇÕES DO GALO DA MADRUGADA 2023 NO RECIFE

Trios elétricos:

● Quinteto Violado / convidado: Guto Pimenta

● Gustavo Travassos / convidada: Cíntia Barros

● Orquestra Metais / convidado: Ed Carlos

● Gerlane Lops / Convidado: Nego Thor

● Marron Brasileiro

● Spok / convidada: Fafá de Belém

● André Rio

● Asas da América

● Nena Queiroga / Convidado: Maria Gadú, Luiza Possi, Gaby Amarantos e

Gabi do Carmo

● Cristina Amaral / Isaar França / Sambadeiras / Orquestra 100% Mulher

● Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

● Romero Ferro / convidados: Juliette e Pabllo Vittar

● Almir Rouche

● Almério

● Geraldinho Lins

● Bia Villa-Chan

● Michelle Melo / convidados: Conde Só Brega, Léo do Coque, Banda Vicio

Louco e Banda Boa Toda

● Nonô Germano / convidados: Clau Malu, Gabriel Vaqueiro, Lummi, Ceceu

Valença

● Banda Som da Terra

● Benil

● Orquestra Perfil / Telmo Santiago / convidado: Larissa Lisboa

● Forró do Muído

● Banda Inove

● Orquestra Universal

● Banda Pinguim

● Banda Luará / Convidado: Fabiana Pimentinha do Nordeste

Os artistas Chico César, Charles Theone, Lenine, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes, Otto e Fred 04 estarão no camarote oficial para os duetos com os cantores dos trios.

Alegorias:

● Carro Clarins "Viva o Galo" (com o rei e rainha do Carnaval do Recife 2023)

● Carro abre-alas "Viva a Vida, Viva o Frevo"

● Estandarte do Galo e Bandeiras de Pernambuco

● Fantasias Galo 78 e bonecos gigantes Enéas Freire, Ary Nóbrega e Claudionor Germano

● Estandartes de agremiações diversas

● Cabeções e galos alegóricos

● Carro "Viva Ary Nóbrega"

● Carro "Viva a Vida"

● Carro "Viva o Frevo"

● Carro "O Bonde"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.