Descrição de chapéu Chuvas DeltaFolha chuva

População dobra e ocupação quadruplica desde os anos 1990 no litoral norte de SP

Avanço de assentamentos ocorreu em direção a áreas em encostas, como a Vila Sahy, devastada pelas chuvas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nas últimas três décadas, a população do litoral norte de São Paulo mais que dobrou, enquanto a extensão de áreas urbanizadas na região quadruplicou: um ritmo bem acima do registrado no estado e no país no mesmo período.

A ocupação de encostas no local é um dos reflexos visíveis dessa expansão acelerada e desordenada, com a presença de moradores em áreas de risco sendo fator determinante para a magnitude da tragédia que deixou ao menos 65 pessoas mortas após temporal recorde no último dia 18.

Vila Sahy, em São Sebastião, foi o local mais afetado pelo temporal. Bairro fica aos pés da Serra do Mar.
Vila Sahy, em São Sebastião, local mais afetado pelo temporal; bairro fica aos pés da Serra do Mar - Amanda Perobelli/Reuters

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de habitantes na soma dos municípios de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba passou de 148 mil, em 1991, para atuais 346 mil.

Considerando ainda as vizinhas Bertioga e Guarujá, cidades da Baixada Santista também afetadas pelas chuvas, a região ganhou 379 mil novos residentes em apenas três décadas e contabiliza hoje um total de 737 mil moradores.

Isso representa um aumento de 106%, bem acima do crescimento registrado no estado de São Paulo (48%) e no Brasil (45%) no mesmo período.

O primeiro salto habitacional na região aconteceu entre 1950 e 1970, especialmente em Guarujá. O momento coincide com a construção da rodovia Rio-Santos, apelidada na época de "Estrada do Turismo".

A construção das casas de veraneio e condomínios de alto padrão entre a faixa litorânea e a estrada atraiu mão de obra para as edificações e para o turismo, acelerando a ocupação de zonas próximas às encostas nos municípios mais ao norte, em direção ao Rio de Janeiro.

Uma consequência perigosa dessa explosão habitacional foi o aumento das construções em áreas com elevado risco de deslizamento, junto à Serra do Mar.

Em São Sebastião, por exemplo, existem cerca de 9.000 pessoas vivendo em ao todo 86 áreas de risco, segundo a Defesa Civil.

O impacto urbanístico não se limita à construção de residências, mas também de toda a infraestrutura necessária para os novos moradores, como vias públicas, comércio e serviços.

São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba somavam há três décadas 1.916 hectares de áreas urbanizadas. No ano passado, as construções e coberturas asfálticas já ocupavam 7.531 hectares: um aumento de 293%. Os dados são da rede MapBiomas, especializada na análise da cobertura territorial brasileira.

Quando incluídos os municípios de Bertioga e Guarujá, a ocupação urbana na região triplicou, de 4.506 para 13.366 hectares. O crescimento de 197% também supera as médias paulista (134%) e brasileira (139%) no mesmo intervalo.

Boa parte da região é geograficamente inadequada para essa expansão, exatamente por causa da Serra do Mar, que limita a faixa plana entre o litoral e o interior.

Em geral, o avanço dos assentamentos –muitos deles em condições precárias– aconteceu em direção às montanhas. É o caso da Vila Sahy, local mais afetado pela tragédia.

Metade do bairro faz parte de um aglomerado subnormal. Esse é o termo usado pelo IBGE para definir grupos de habitações em terrenos com padrão urbanístico irregular e carência de serviços essenciais (como água, esgoto, coleta de lixo e energia elétrica), além de ausência da posse formal e localização em áreas restritas à ocupação ordenada, como morros e encostas.

Áreas íngremes ao pé das serras são especialmente propícias às chuvas orográficas, também conhecidas como chuvas de relevo –quando as nuvens chegam do mar e encontram obstáculos montanhosos. Cientistas afirmam que a ocorrência e a intensidade dos temporais têm aumentado devido à crise climática mundial.

A Folha mostrou que, nos últimos dez anos, o município recebeu pelo menos quatro alertas de diferentes instituições sobre o risco iminente de deslizamentos. Segundo os especialistas consultados, a especulação imobiliária na orla e a falta de investimento em habitações populares empurraram a população mais vulnerável para os terrenos íngremes.

"Essas cidades têm domicílios vazios e áreas ociosas, mas esses espaços não estão ao alcance dos mais pobres, que acabam vivendo em áreas de risco, onde não existe interesse do mercado imobiliário", afirma na reportagem o geógrafo Eduardo Marandola Júnior, professor da Unicamp.

Além disso, o avanço urbano em direção às encostas tende a elevar o risco de deslizamentos de terra devido ao desmatamento, pois as raízes da vegetação são um dos fatores que ajudam a estabilizar o solo.

A região do Sahy teve parte de suas mortes como consequência do desabamento de casas construídas em áreas irregulares, de proteção ambiental e com alto risco de desmoronamento.

A chuva recorde chegou a 648 milímetros na Barra do Una e a 694 milímetros em Juquehy 2, entre sábado (18) e domingo (19), de acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

O temporal causou inundações, alagamentos e soterramentos. Do total de mortos, 64 foram encontrados na região da Barra do Sahy, e um, em Ubatuba.

As seis cidades decretaram situação de emergência. Segundo o balanço mais recente do Governo de São Paulo, 2.216 pessoas estavam desalojadas ou desabrigadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.