Descrição de chapéu Bradesco

Segurados da Fecomercio reclamam de suspensão de plano de saúde em SP

Administradora do benefício, Qualicorp diz que convênios pequenos estão sendo substituídos por novos; usuários podem buscar outro plano sem carência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um plano de saúde que atendia segurados da FecomercioSP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) foi rompido no último dia 1º, e antigos beneficiários se queixam da rescisão. O convênio foi firmado entre a federação e a Bradesco Saúde, além de ser administrado pela operadora Qualicorp.

Em posicionamento enviado à Folha, a Qualicorp não informou a quantidade de beneficiários impactados pelo rompimento do contrato nem por qual motivo isso ocorreu. A empresa afirma que planos de saúde voltados para uma parcela pequena de clientes estão sendo substituídos por novos produtos e que a entidade oferece alternativas. A Bradesco Saúde e a Fecomercio não se pronunciaram.

Estetoscópio em cima de uma guia de plano de saúde
Formulário de plano de saúde - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O plano era do tipo coletivo por adesão, afirma Rafael Robba, advogado especialista em direito à saúde do escritório Vilhena Silva Advogados. Ele explica que esses convênios são comercializados para associações ou sindicatos e que contam normalmente com uma administradora que cuida do plano –nesse caso, a Qualicorp.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) preconiza que, nos planos coletivos por adesão, a rescisão do convênio pode ocorrer a pedido das empresas que firmaram o contrato. Também é necessário que as disposições para o término do convênio estejam previstas no contrato. Por exemplo, às vezes é preciso uma notificação prévia de 60 dias informando que o plano será rompido caso essa condição esteja presente no contrato.

Para Robba, os termos para esses planos de saúde poderiam ser mais rígidos. Ele compara, por exemplo, com o caso dos planos individuais ou familiares, que são mais restritos a mudanças ou interrupções. "A operadora só pode cancelar um contrato individual ou familiar quando o beneficiário fica inadimplente ou comete alguma fraude", explica o advogado.

No caso do contrato da Fecomercio, antigos usuários do serviço agora reclamam do fim do contrato. O empresário Rubens Pimentel, 49, é um deles. Ele conta que, no início de janeiro, foi informado por email da descontinuação do plano. Ele diz ter entrado em contato com a Qualicorp e com o Bradesco, mas inicialmente ambas as empresas não confirmaram a informação.

Quando a mudança foi confirmada, afirma, a Qualicorp não esclareceu a razão do fim do contrato. "Eu fico imaginando as pessoas que estão hospitalizadas e que vão parar na rua."

Em casos como esse, Robba explica que existe a possibilidade de iniciar um processo na Justiça para impedir a suspensão do contrato. "Nós temos casos semelhantes em que foram necessárias ações judiciais para impedir a rescisão do contrato, principalmente daquelas pessoas que estão em tratamento ou idosos, que dificilmente são aceitos em outros planos."

O advogado explica que essas ações ocorrem principalmente quando esses dois públicos mais vulneráveis percebem que não conseguirão acessar outro convênio médico sem o período de carência. Nos casos favoráveis aos usuários, o plano é impedido de descredenciar o cliente.

Portabilidade

Quando um plano coletivo é encerrado, os usuários têm direito a acessar outro serviço sem passar pelo período de carência. Para encontrar um novo plano de saúde, a ANS disponibiliza um sistema que auxilia na busca. Nele, a pessoa adiciona informações sobre o convênio finalizado, e uma lista de novos planos compatíveis é gerada.

Robba também conta que algumas pessoas optam por um corretor de seguros, mas ressalta que é essencial "se certificar que a contratação do novo plano está sendo com portabilidade de carências".

Mas existem cenários que identificar um novo convênio não é muito fácil. A ANS informa que, às vezes, o usuário não consegue "localizar um novo plano que atenda às suas expectativas". A cobertura ou o valor, por exemplo, podem ir de encontro às expectativas do usuário.

Esse é o caso de Rubens Pimentel. Ele já procura alternativas para o convênio finalizado, mas percebeu que ou vai precisar pagar bem mais caro ou terá que se contentar com um plano de saúde pior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.