Mil desabrigados são levados para hotéis e pousadas no litoral norte

Medida foi tomada para desocupar dez escolas que serviam de abrigo; aulas serão retomadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As dez escolas que abrigavam as famílias que perderam suas casas em São Sebastião, no final de semana 18 e 19 de fevereiro, devido às chuvas históricas registradas na região, já estão desocupadas, de acordo com o governo do estado.

Os cerca de mil desabrigados do litoral norte foram acomodados em hotéis e pousadas das regiões de Juquehy, Sahy e Boiçucanga. Segundo o estado, a medida possibilita o retorno às aulas nas escolas que estavam servindo de abrigo até então.

Desabrigados da tragédia do litoral norte encontraram refúgio em abrigo improvisado em escola municipal - Bruno Santos - 25.fev.2023/Folhapress

Em entrevista concedida na quarta-feira (1º) em São Sebastião, a cidade mais afetada pela tragédia —onde 64 pessoas morreram no temporal—, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já havia dito que 120 pousadas teriam oferecido 4.100 leitos, custeados pela iniciativa privada.

Inicialmente, o prazo previsto de hospedagem é de 30 dias. Segundo Tarcísio, a ação começou no sábado (25) com a remoção de famílias que estavam abrigadas em uma escola do bairro de Topolândia, no centro de São Sebastião.

"Quem vai pagar a conta é a iniciativa privada, são várias instituições financeiras, grupos empresariais, que já levantaram os fundos para pagar a conta da hospedagem", disse o governador, na quarta.

A tragédia deixou 65 mortes no litoral norte de São Paulo —64 em São Sebastião e uma em Ubatuba.

Nesta sexta (3), foram retomadas as buscas na região da Baleia Verde, em São Sebastião, pelo último homem considerado desaparecido em meio à tragédia.

As buscas pelo homem de 52 anos, que tinham sido interrompidas no dia anterior, foram retomadas porque os técnicos do IPT e do Corpo de Bombeiros verificaram a melhoria nas condições do solo devido às condições climáticas, que permitiram a retomada dos trabalhos no local.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Sabesp afirmou que até o fim do ano entregará sistema de abastecimento de água aos bairros de Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Cambuzinho, em São Sebastião.

Cerca de 6.000 imóveis nessas localidades serão conectados à rede da Sabesp, o que abrange quase 30 mil pessoas, entre moradores, turistas e veranistas. Os investimentos serão de R$ 27 milhões em estruturas de abastecimento, como reservatório e 68 km de rede. As obras terão início neste mês, com conclusão prevista em dezembro.

A companhia afirma que tem disponibilizado caminhões-tanque para abastecer todas as regiões de São Sebastião, mesmo aquelas que não são operadas por ela, com cerca de 140 mil litros distribuídos por dia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.