PMs enforcam e agridem com socos suspeito de sequestro em Carapicuíba (SP)

OUTRO LADO: SSP diz que policiais serão mantidos em serviço administrativo até a conclusão das investigações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem foi enforcado e agredido por policiais militares durante uma ocorrência em Carapicuíba, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (23). O caso ocorreu na rua Uchôa, na Vila Dirce.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) disse que abordagens violentas não fazem parte das diretrizes da pasta e que não serão toleradas.

O ouvidor da Polícia, professor Claudinho Silva, afirmou que abriu um procedimento para apurar o caso e que solicitou imagens das câmeras utilizadas pelos policiais.

Homem negro e vestindo apenas bermuda é enforcado e agredido por policiais militares em Carapicuíba
Homem é enforcado por PM em Carapicuíba, na Grande São Paulo - Reprodução

Segundo um documento ao qual a reportagem teve acesso, os policiais militares foram acionados para atender a uma ocorrência de agressão em um supermercado.

Ao chegarem ao estabelecimento, eles foram informados de que se tratava de um sequestro e que dois homens e uma mulher estavam envolvidos.

Os PMs montaram um cerco e prenderam a mulher. Os homens escaparam.

Mais tarde, um deles foi detido na avenida Inocêncio Seráfico. O segundo suspeito foi visto correndo sobre telhados de casas na rua Uchôa.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um PM está sobre um telhado e pede ao suspeito que se renda. O homem o ignora e, pouco depois, as telhas se quebram e ele cai.

Em outro vídeo, ele aparece caído no chão dominado por um policial, que o segura com um mata-leão. Em seguida, outro PM chega e passa a dar socos nele.

É possível contar ao menos cinco socos até o vídeo se encerrar.

Na ação, um PM caiu do telhado e bateu a cabeça no chão. Ele foi socorrido em estado grave pelo helicóptero da Polícia Militar até o Hospital das Clínicas, na zona oeste de São Paulo. Seu estado não foi informado.

O suspeito foi levado para a delegacia.

A SSP afirmou que o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 8 (Osasco), com o acompanhamento da Corregedoria da instituição, instaurou um inquérito policial militar para apurar o caso.

"Os policiais envolvidos estão alocados no serviço administrativo até a conclusão das investigações, em até 60 dias. A SSP reitera que todo tipo de desvio de conduta será apurado e punido", declarou a pasta.

A Ouvidoria da Polícia disse que acompanhará o caso da agressão, além da recuperação do policial acidentado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.