Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Aluno é colocado em ensino remoto após intimidar e tentar derrubar professor em SP

Adolescente gritou com docente e virou a mesa diante de colegas em escola estadual de Assis; secretaria diz que oferece acompanhamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um aluno foi afastado da sala de aula e colocado em ensino remoto depois de ser filmado intimidando um professor na cidade de Assis (a 437 quilômetros de São Paulo).

O adolescente deve voltar à escola, que é estadual, na próxima semana. O governo do estado, por meio da Secretaria da Educação, afirmou que oferecerá acompanhamento ao professor e ao estudante.

Nas imagens é possível ver que o professor está sentado quando o aluno se aproxima gritando e ameaçando o professor.

Momento em que aluno intimida professor em Assis (SP) - Reprodução/Redes sociais

O docente pede licença várias vezes e que o garoto se afaste. O adolescente vai atrás do professor e puxa a cadeira, tentando derrubá-lo, mas o docente se levanta.

O professor se senta novamente e permanece na cadeira enquanto o aluno continua gritando.

A cena é acompanhada por diversos estudantes, que ficam ao redor da dupla, rindo da situação. O aluno então vira a mesa utilizada pelo professor e derruba seu notebook.

A Secretaria da Educação não confirmou quando a gravação foi realizada, mas afirmou que repudia atos de violência, dentro ou fora da escola, e não compactua com a atitude do estudante envolvido, ainda que pontual.

O aluno seguirá com aulas remotas até o fim da semana, afirmou.

A pasta da Educação afirmou, que assim que soube do caso, a direção mediou o conflito em uma reunião com o estudante, seus responsáveis e o professor.

Será oferecido ao professor e ao estudante, se autorizado pelos responsáveis, o atendimento profissional pelo programa Psicólogos na Educação, afirmou.

O caso ocorre em meio a um clima de tensão em escolas após ataques e uma onda de ameaças que alteram a rotina de professores, pais e alunos.

O país vive uma escalada de apreensões de adolescentes por supostas ameaças de ataques a escolas por meio de mensagens apócrifas, incitação a novos ataques e até mesmo pela explosão de uma bomba junina no corredor de uma unidade de ensino.

O avanço dos casos acontece após o ataque a uma creche em Blumenau (SC) que deixou quatro crianças mortas em 5 de abril. Dias antes, um outro ataque em São Paulo terminou com a morte de uma professora a facadas e outras cinco pessoas feridas.


O QUE FAZER EM CASO DE AMEAÇA DE ATAQUE A ESCOLAS

  • Especialistas afirmam que ameaças não devem ser ignoradas. Por isso, é importante que os pais e escolas procurem a Polícia Civil e canais criados pelo Ministério da Justiça para denunciar qualquer tipo de ameaça

  • Não compartilhe mensagens, vídeos, fotos ou áudios com as ameaças

  • As autoridades precisam ser notificadas sobre qualquer tipo de ameaça, pois quem as produz ou compartilha também pode responder criminalmente

  • Pais, alunos e escolas devem manter diálogo estreito sobre alertas, receios e medidas adotadas. A transparência das ações é importante para aumentar a sensação de segurança

  • Fique atento e informe ao colégio qualquer mudança no comportamento dos alunos

COMO DENUNCIAR

  • Como parte da Operação Escola Segura, o Ministério da Justiça lançou um canal no site para que sejam denunciados sites, blogs e publicações nas redes sociais. O site para denúncia é o www.mj.gov.br/escolasegura
  • Em São Paulo, no caso de ameaça, é possível ligar para o 181, canal da polícia que permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com garantia de anonimato
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.