Descrição de chapéu Obituário Alda Maria de Jesus de Almeida (1958 - 2023)

Mortes: Fez do radiojornalismo instrumento para a democracia

Portuguesa, Alda de Almeida foi destaque na profissão no Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Alda Maria de Jesus de Almeida saiu de Portugal ainda jovem, durante a ditadura salazarista, rumo a Moçambique. Os anos na então colônia portuguesa formaram a personalidade contestadora da jornalista, que depois faria carreira nas rádios do Rio de Janeiro.

Grande humanista, aliava rebeldia e indignação pelas injustiças sociais a uma doçura e empatia, descreve o filho André Almeida de Abreu. "Tinha grande capacidade de tolerar e enxergar a partir do outro."

Alda Maria de Jesus de Almeida (1958 - 2023)
Alda Maria de Jesus de Almeida (1958 - 2023) - Arquivo pessoal

O colega Luiz Ferraretto destaca a "rara sensibilidade" e a "defesa constante da democratização do rádio e do uso do jornalismo em prol do Estado democrático de Direito".

De maneira sensível e inteligente, mostrava caminhos em direção a um Brasil melhor, endossa o amigo Carlos Borges. "Deixa um legado, um pulsar ético, intenso e determinado", afirma.

Com esse espírito intenso e rebelde, Alda subiu em árvores para evitar sua derrubada, andou com a camisa do Fluminense em dia de rebaixamento e se emocionou com José Saramago e a Portela.

"Foi com ela que aprendi a ter empatia pelo próximo, a respeitar e tratar com dignidade a todos. Mas também a nunca abaixar a cabeça quando não se concorda com a situação que aparece", lembra o filho João Marcelo de Abreu.

Alda trabalhou nas rádios Fluminense, Globo e MEC e teve passagens pelos jornais A Tribuna de Niterói e O Fluminense. Segundo o marido, o também jornalista João de Abreu, as características do radiojornalismo e da esposa se confundiam. "Assim como o rádio, ela tem o companheirismo, a atenção compartilhada e a audiência de ser benquista e afetuosa."

Foi professora na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e na Universidade Veiga de Almeida. O amigo Luís Carlos Bittencourt recorda da personalidade "alegre, com riso solto e contagiante" da "professora muito zelosa", que inspirou alunos por onde passou.

O enteado Pedro Aguiar foi aluno e docente ao lado dela. "Alda não tinha sotaque português, mas fazia o melhor bacalhau com natas. Era alto-astral, levantava as pessoas, não ficava remoendo problemas. Botava ordem na casa", lembra.

Ela era também ótima dançarina, fã de Paulinho da Viola e de "Senhor dos Anéis". Devota de Santo Antônio, respeitava os orixás e era apaixonada por gatos, que resgatava —tinha seis em casa.

A jornalista morreu de parada cardíaca no dia 13 de abril, no Rio de Janeiro, aos 64 anos. Deixa marido, três filhos, um enteado e muitos alunos saudosos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.