Descrição de chapéu violência

Ex-deputado Arthur do Val leva soco em protesto contra violência policial

Conhecido como 'Mamãe Falei', ele questionou os manifestantes porque estavam 'se comovendo com bandidos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-deputado Arthur do Val levou um soco na cara durante um protesto no centro de São Paulo, contra as ações da Operação Escudo. Conhecido como "Mamãe Falei", ele disse que queria questionar os manifestantes sobre o motivo pelo qual estariam "se comovendo com bandidos".

O protesto aconteceu na noite de quinta-feira (3). Val chegou ao local acompanhado de outros membros do MBL (Movimento Brasil Livre) e foi recebido com gritos de "estuprador " —ele teve o mandato cassado, em maio de 2022, após serem divulgados áudio em que ele diz, entre outras coisas, que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres".

Depois de ser hostilizado, um dos manifestantes se aproxima do ex-deputado e dá um murro no rosto dele.

Arthur do Val leva soco durante protesto contra operação policial em São Paulo
Arthur do Val leva soco durante protesto contra operação policial em São Paulo - Reprodução/@danuzioneto no Twitter

Em sua conta no Twitter, Val ironizou a agressão. "Essa é a turma do amor. Não aguentam responder perguntas, partem pra violência e ainda contam com parte da imprensa passando pano pra violência. Todo apoio à Polícia Militar", disse.

Em um vídeo publicado no Youtube, Val também disse que "policiais são heróis e vagabundos têm que se ferrar mesmo [sic]".

Procurado pela Folha na manhã deste sábado (5), Val disse que ainda não registrou boletim de ocorrência pela agressão, mas informou que pretende prestar queixa na segunda-feira (7).

O protesto na última quinta-feira era contra a violência policial no litoral paulista, desde que foi deflagrada a Operação Escudo. Ao longo de cinco dias, a ação, que deve ser mantida por um mês na Baixada Santista, já é a mais letal desde o massacre do Carandiru.

A ofensiva policial na região teve início após o assassinato de um soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, força de elite da PM) em Guarujá, no litoral paulista. Desde que foi deflagrada, a megaoperação policial já deixou 16 mortos, de acordo com o governo estadual.

Entre os mortos estão um homem considerado indigente, um garçom e um ajudante de pedreiro que também teve o cachorro morto a tiros.

Após o início da operação, uma policial militar também foi atacada a tiros por criminosos em Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.