Usuário da cracolândia relata em BO ameaça, agressão e dinheiro rasgado por GCM

OUTRO LADO: gestão municipal diz que guarda não compactua com desvios de conduta e que acionou Corregedoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem de 53 anos que tem moradia própria, mas costuma passar algumas horas de seu dia na cracolândia, no centro de São Paulo, procurou a Polícia Civil na manhã de segunda (21) para registrar uma ocorrência de ameaça e lesão corporal que teria sofrido de agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Segundo Jailson Antonio de Oliveira, a vítima da agressão, o caso ocorreu na noite da última quarta (16). Naquele dia, a reportagem acompanhou, a distância, parte de uma ação da GCM exatamente no local apontado pela vítima como endereço da abordagem, a rua do Triunfo na altura da rua dos Gusmões.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, afirmou que, ao tomar conhecimento do fato, acionou a Corregedoria da GCM para apurar o caso.

Disse, ainda, que a GCM não compactua com desvios de conduta, que toda denúncia é devidamente apurada e que Oliveira pode comparecer à Corregedoria da GCM para identificar os envolvidos.

Movimentação de usuários de drogas no cruzamento das ruas dos Gusmões e do Triunfo, em Santa Ifigênia, no centro de São Paulo
Movimentação de usuários de drogas no cruzamento das ruas dos Gusmões e do Triunfo, em Santa Ifigênia, no centro de São Paulo - Danilo Verpa - 16.ago.23/Folhapress

Há 11 dias a Folha publicou uma reportagem em que Jailson Antonio de Oliveira e outros entrevistados contam sobre o cotidiano de violações de direitos no fluxo, como é chamada a concentração de dependentes químicos da cracolândia. O homem, conhecido na região como Corintiano, contou ter visto a morte de perto quando, em 8 de julho, foi obrigado a seguir para uma área sob a ponte Governador Orestes Quércia, no Bom Retiro.

"A gente estava na rua dos Gusmões, de repente a polícia cercou. A Polícia Civil, a Militar e a GCM, e nos sequestraram. Sequestraram dizendo para sair e ir até a Prates, sob força. Bateram em mim, jogaram spray na minha cara", disse Oliveira à Folha.

Em depoimento no 77° DP (Santa Cecília) nesta segunda, Oliveira relatou que deixava o fluxo pela rua do Triunfo quando foi abordado por um guarda da Iope (Inspetoria de Operações Especiais). Os agentes, sob responsabilidade da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o teriam revistado e encontrado um cachimbo para uso de crack, além de uma quantia de R$ 32.

A abordagem teria ocorrido por volta das 18h30. Ainda de acordo com o depoimento de Oliveira à Polícia Civil, os guardas da GCM disseram que as entrevistas que ele costuma dar a veículos de comunicação não condizem com a verdade e que por esse motivo iriam "forjar [um flagrante]".

Conforme registrado no boletim de ocorrência, Oliveira disse aos investigadores que os GCMs passaram a procurar algo dentro da viatura na intenção de encontrar um objeto que pudesse incriminá-lo. Mas não encontraram nada e rasgaram os R$ 32, acrescentou Oliveira no BO.

No BO, Oliveira disse ainda que tomou um golpe conhecido como "paulistinha" na altura do joelho, que os guardas quebraram seu cachimbo e que ameaçaram levá-lo para a "cadeia" ou para o "inferno".

O delegado Antonio José Carvalho de Moraes então requisitou a realização de exame de corpo de delito pelo IML (Instituto Médico Legal) para detectar possíveis lesões. Já o BO foi enviado para o 3° DP (Campos Elíseos) para a investigação.

Oliveira esteve na delegacia acompanhado do advogado Flávio Campos e de um representante da ONG Teto, Trampo e Tratamento, que trabalha com redução de danos na cracolândia.

"Vou procurar o chefe da Guarda Civil Metropolitana para conversar sobre a situação no território", disse Campos. Ele citou casos de violência registrados na região nos últimos dias, como a morte de um porteiro durante um roubo e um tumulto que terminou com dois baleados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.