Descrição de chapéu Folha Informações

Vídeo de projeção em prédio de Nova York com frase de apoio a Lula é de 2022

Gravação voltou a circular fora de contexto enquanto o presidente visita a cidade norte-americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não é atual o vídeo que mostra a frase "The world needs Lula" (o mundo precisa de Lula, em tradução livre) projetada em um prédio em Nova York. A imagem foi publicada inicialmente no perfil do portal ClimaInfo na rede X (antigo Twitter) em 29 de outubro do ano passado, um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais. Como verificado pelo Projeto Comprova, ela não tem relação com a visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Nova York nesta semana, onde participa da abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

No mesmo ano, o ClimaInfo confirmou ao Estadão Verifica que a projeção foi feita no edifício Chrysler, no dia 28 de outubro, e durou cerca de meia hora. Disse ainda que a iniciativa partiu de "ativistas brasileiros, norte-americanos e ingleses, que entenderam a repercussão global da eleição brasileira e, como sabem que seriam afetados pelo resultado, mas não poderiam votar, quiseram dar seu recado". O portal também informou que os responsáveis pediram para não serem identificados.

Foto noturna de prédios de Nova York com o Chrysler Building ao fundo. Nele, está projetada a frase "The world needs Lula"
Captura de tela de vídeo publicado pelo perfil do portal ClimaInfo na rede X em 29 de outubro do ano passado - Reprodução/Twitter

A reportagem entrou em contato com o ClimaInfo, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

A peça que voltou a circular omite a data e contexto da projeção, dando a entender que a manifestação é atual. Diversos usuários publicaram comentários em apoio ao presidente e enaltecendo o reconhecimento recebido pelo petista.

Enganoso, para o Comprova, é todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Plural e Estadão e publicada em 19 de setembro pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Nexo, Correio Jornal do Commercio e A Gazeta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.