Descrição de chapéu chuva

Bairros de SP estão há mais de 22 horas sem luz após temporal, e Enel não dá prazo

Tempestade com ventos de mais de 100 km/h, granizo e queda de árvores deixou ao menos três mortos no estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma arvore de grande porte caiu e atingiu três carros no cruzamento da avenida Rouxinol com a rua Gaivotas, em Moema; bairro ficou ao menos quatro horas sem luz Bruno Santos/Folhapress

São Paulo

Após o temporal que deixou ao menos seis mortos e um rastro de destruição em São Paulo, bairros da cidade permaneciam há mais de 22 horas sem energia elétrica no início da manhã deste sábado (4). A concessionária Enel afirmou que as regiões mais afetadas pela queda de energia são as zonas oeste e sul da cidade e não deu prazo para solução.

A empresa mantém em seu site o aviso de que o restabelecimento da energia em alguns casos pode levar mais tempo.

A Defesa Civil confirmou na manhã deste sábado seis mortes relacionadas à tempestade. Foram registradas vítimas em São Paulo, Osasco, Santo André (na Grande SP), Limeira e Suzano (interior do estado). As pessoas foram atingidas por árvores ou muros que caíram durante a chuva.

Nesta quinta (2), a Folha mostrou que as ações para enterramento de fios em SP –que minimizariam o problema de queda de energia em situações assim– não avançam, e prefeitura estuda novo programa.

O temporal deixou moradores no escuro e atrapalhou o funcionamento de restaurantes na Vila Mariana, na zona sul paulistana. Apenas um dos seis serviços de entrega em áreas afetadas pelo apagão procurados pela reportagem estava funcionando no horário do jantar.

O local que estava aberto pertencia a uma rede de pizzaria e manteve o atendimento porque tinha um gerador. "Mesmo assim, está falhando. O bairro inteiro está sem luz", contou o atendente Victor, que falou com a reportagem perto das 23h.

Até as 14h30 deste sábado, o abastecimento de energia não havia sido reestabelecido em todo o bairro, completando mais de 22 horas sem luz.

Em Moema, na zona sul, a energia caiu durante a forte ventania por volta das 16h15 de sexta no apartamento do tradutor e intérprete Wanderley Mattos Jr., 58, que mora na avenida Rouxinol. A luz só voltou por volta das 11h deste sábado.

"Para além dos transtornos, minha preocupação agora é com o prejuízo que terei com os alimentos que estão na geladeira e no freezer", disse.

Da sua janela no 18º andar, ele observava que ao menos seis quarteirões do bairro estavam no escuro. Ruas como Ibijaú, Gaivota e a alameda Jauaperi passaram todo esse tempo também sem iluminação dos postes. A queda de uma árvore danificou três carros na Rouxinol.

O prédio onde ele mora tem um gerador que garantiu o funcionamento do elevador e a iluminação das áreas comuns, mas não a iluminação dos apartamentos.

"Não consigo saber das notícias pois estou economizando a bateria do meu celular, e teve todo transtorno para aquecer a comida. Jantei a luz de velas, mas não foi romântico", ele disse.

Outro bairro que sofreu sem luz por muito tempo foi o Morumbi (zona oeste). Moradores relataram que a energia caiu por volta das 16h10 e, até 21h, seguiam no escuro.

O mesmo no Campo Limpo, na zona sul, onde a energia acabou por volta das 16h30.

Vila Prudente, na zona leste, e Casa Verde, na zona norte, também seguiam com problemas na manhã deste sábado.

Em nota, a Enel informou que ainda está avaliando a extensão dos danos causados pela chuva. A empresa ressaltou que os problemas ocorreram após rajadas de vento que atingiram mais de 100 km/h e a queda de mais de 870 árvores, segundo o Corpo de Bombeiros.

A companhia não deu uma previsão de tempo para o restabelecimento da energia, mas disse que as equipes em campo foram reforçadas, assim como nos canais de atendimento e no centro de controle. A Enel afirmou que está "trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos ".

"Devido a complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia pode levar mais tempo", diz a companhia, que também colocou esse aviso em sua página na internet.

Outras cidades

Cidades do interior de São Paulo também completaram mais de 16 horas sem energia. Em Sorocaba, em algumas regiões a luz acabou por volta das 15h de sexta. Às 8h40 deste sábado, o problema continuava.

Há também relatos de falta de luz prolongada em Salto, Mairinque, São Roque e Votorantim.

O grupo CPFL Energia informou que o temporal atingiu parte da rede elétrica de municípios da área de concessão de suas três distribuidoras, que atendem parte do interior e litoral paulista.

Na região da CPFL Santa Cruz, as cidades de Jacarezinho e Ourinhos foram as mais afetadas. Já na CPFL Piratininga, Sorocaba, Indaiatuba e a Baixada Santista tiveram mais impactos. Na CPFL Paulista, as regiões de Bauru, São José do Rio Preto e Piracicaba sofreram com o temporal, informou a companhia.

A Neoenergia Elektro informou que seu sistema elétrico foi atingido, principalmente, na região sul do estado, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes de Itapeva, Itaberá, Fartura, Capão Bonito, Itaporanga, Miracatu e Juquiá.

Na região central paulista, as cidades atendidas pela companhia que foram mais afetadas são Tatuí, Tietê, Cesário Lange, Cerquilho, Laranjal Paulista, Conchas, Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí.

A companhia EDP informou que, na sua área de distribuição de energia, os locais com maior quantidade de ocorrências foram Guarulhos, Suzano, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, todas na Grande São Paulo. Também faltou luz no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.