Descrição de chapéu Obituário Antonio Mendes Pereira (1936 - 2023)

Mortes: Cardiologista cuidou da saúde, do esporte e da cultura

Antonio Mendes Pereira ajudou a montar um hospital e um dos melhores times de basquete feminino do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cardiologista Antonio Mendes Pereira não precisaria ter feito muito para manter a tradição de seu sobrenome. Mas fez. Cuidou tanto da saúde de pessoas influentes quanto de anônimos, como detentos e indigentes. Sem o jaleco branco, incentivou esporte e cultura.

Nascido em Jundiaí (a 58 km de São Paulo), distanciou-se do município poucas vezes, principalmente para estudar. Fez graduação na PUC em Sorocaba (também no interior paulista) e especialização na Escola Paulista de Medicina, na capital.

Mas sempre voltava para preservar as raízes fincadas pela família —seu avô, militar e político influente entre nos séculos 18 e 19, dá nome a uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, a rua Coronel Boaventura Mendes Pereira.

Homem com camisa preta e óculos ergue uma tulipa de chope
Antonio Mendes Pereira (1936 - 2023) - Arquivo pessoal

O médico trabalhou no Hospital de Caridade São Vicente de Paula, o principal com atendimento público da cidade.

Costumava tirar o estetoscópio do pescoço para ouvir o coração de quem precisasse. "Meu pai tinha um lado humanista muito forte", diz o advogado Rodrigo Mendes Pereira, 57.

Também lecionou na Faculdade de Medicina de Jundiaí e com um grupo médico fundou um dos principais hospitais daquela região do estado, o Paulo Sacramento.

O discurso de inauguração, lido por ele, foi escrito pelo linguista Carlos Franchi, da Unicamp (Universidade de Campinas), lembra Rodrigo, que está estudando a história da família para colocar em um livro.

Na publicação, o filho poderá contar que o pai foi durante cerca de 25 anos médico na Cica, marca de produtos alimentícios que mantinha fábrica na cidade.

No final da década de 1980, um diretor pediu a ele a opinião sobre um legado que a empresa poderia deixar à cidade. O doutor, fanático por esportes, não teve dúvidas: um time campeão.

Nascia o Cica/Divino, uma das mais fortes equipes de basquete feminino do país na época —Mendes Pereira foi um dos responsáveis pela contratação da principal estrela da equipe, a armadora Magic Paula.

Das cestas para o gol, o médico gostava de assistir a um bom futebol, principalmente se o Palmeiras estivesse em campo, ou o Paulista, clube de Jundiaí da qual fez parte da diretoria.

Cinéfilo, Mendes Pereira mantinha em um cômodo de seu apartamento cerca de 4.000 títulos de filmes –em outro, guardava 3.000 livros.

O médico costumava levar seus vídeos para a Associação dos Aposentados, onde organizava sessões de cinema grátis para idosos.

Ainda nos tempos de faculdade, conheceu a professora Marly, com quem foi casado por mais de meio século. No fim da vida da companheira, vítima de Alzheimer há 13 anos, abriu mão de sua vasta atividade profissional e social para cuidar da mulher —era hora de ficar integralmente com a paixão de sua vida, costumava dizer.

Médico experiente em coração, nos últimos tempos alertava a família que sua insuficiência cardíaca poderia fazê-lo partir em breve. "Ele me deu a mão antes de falecer", conta o filho.

Antonio Mendes Pereira morreu no último dia 30 de outubro, aos 87 anos. Deixou os filhos Antonio Neto, Rodrigo e Cláudia, além de dez netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.