Explosão de gás em condomínio de Porto Alegre fere nove pessoas e torre pode desabar

Sete moradores e dois bombeiros ficaram feridos; pouco antes do incidente, houve relato de vazamento de gás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Uma forte explosão feriu nove pessoas –dois bombeiros e sete moradores– e afetou a estrutura de um prédio em um condomínio na zona norte de Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (4).

Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, o incidente ocorreu por volta da meia-noite quando os oficiais atendiam a uma ocorrência de cheiro de gás no local.

Os bombeiros tiveram ferimentos leves, um deles com queimaduras no rosto. Já os moradores foram hospitalizados –dois tiveram queimaduras graves e estão na UTI.

Explosão atingiu três andares de uma das torres de um condomínio no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (4) - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo

O condomínio, localizado no bairro Rubem Berta, tem 22 torres e mais de 400 apartamentos, mas nem todos estão ocupados. Segundo o comando do Corpo de Bombeiros, três andares do prédio em que ocorreu a explosão tiveram danos estruturais e duas torres ainda correm risco de desabamento.

Todo o condomínio foi evacuado, e as famílias foram orientadas a buscar abrigo com parentes. Desde a madrugada o local está isolado.

Segundo relatos de moradores, condôminos da torre 10 perceberam forte cheiro de gás vindo de um dos apartamentos e acionaram os bombeiros e a portaria. O condomínio era abastecido por GLP (gás liquefeito de petróleo) encanado, e a válvula que abastece os imóveis foi fechada quando o cheiro foi relatado.

Os bombeiros já haviam retirado os moradores do apartamento de onde foi relatado o cheiro e estavam no andar de baixo quando a explosão aconteceu.

Só não houve mais feridos porque os moradores já haviam deixado os apartamentos desde o relato de vazamento, antes da chegada dos oficiais.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do RS, duas torres ainda correm risco de desabamento (Foto: bmrsoficial no Instagram ) - bmrsoficial no Instagram

Quatro veículos do Corpo de Bombeiros combateram as chamas. Pela manhã, os moradores das torres mais distantes puderam acessar os apartamentos para retirar pertences, mas o local segue interditado.

Uma perícia será realizada para averiguar as causas do vazamento e da explosão, mas aguarda o prazo de 24 horas para o esfriamento das estruturas.

Nesta quinta (4), a Tenda, construtora do imóvel, e a Consigaz, empresa que fornece GLP ao condomínio, emitiram notas oficiais sobre o incidente. Além de ambas lamentarem o ocorrido, a Tenda declara que um "perito terceiro fará a inspeção in loco" para "melhor entender o caso" e ter mais informações.

Já a Consigaz disse que "segundo informações preliminares, o incidente ocorreu dentro de um apartamento" e que " todas as instalações de responsabilidade da Consigaz, localizadas na área externa do condomínio, estão de acordo com as legislações vigentes, e seguem intactas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.