Helicóptero desaparecido: bombeiros aguardam coordenadas para iniciar buscas por terra

Por enquanto, apenas a FAB e a PM fazem buscas aéreas; operação entra no 4º dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo afirmou nesta quinta-feira (4) que suas equipes estão prontas para fazer buscas por terra pelo helicóptero que desapareceu no último domingo (31), quando seguia da capital paulista para Ilhabela, no litoral norte do estado.

Contudo, a corporação explicou que só vai começar a investida por solo quando receber coordenadas precisas sobre a possível localização da aeronave.

A procura entra no 4º dia nesta quinta com aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) e da Polícia Militar.

Aeronave da FAB durante buscas na quarta-feira (4) - Reprodução/FAB

O avião da FAB estava previsto para decolar de São José dos Campos por volta das 7h30 desta quinta para retomar as buscas, mas houve horas de atraso devido ao mau tempo. A região amanheceu bastante nublada e, como as buscas são visuais, o trabalho fica prejudicado. Até o momento, segundo a FAB, já foram cumpridas cerca de 27 horas de voo. A área total de buscas é de cinco mil quilômetros quadrados.

Por volta das 16h de quarta (3), um corpo foi localizado às margens de uma represa em Natividade da Serra, cidade no Vale do Paraíba que está localizada dentro do raio de buscas pela aeronave.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), o corpo, do sexo masculino, estava em estado de decomposição, motivo pelo qual ainda não foi identificado. A perícia foi acionada e foram requisitados exames para identificação da vítima. O caso foi registrado como morte suspeita (encontro de cadáver) na Delegacia Seccional de Taubaté.

"É importante destacar que não há nenhum indício de que este episódio tenha qualquer relação com o desaparecimento do helicóptero", disse em nota.

O helicóptero com quatro pessoas desapareceu na tarde de domingo após adentrar em trecho de forte neblina no trajeto entre a cidade de São Paulo e o município de Ilhabela. Vídeo e mensagens enviadas por piloto e passageira reportam ausência de visibilidade para sobrevoar a Serra do Mar e um pouso de emergência em área de mata.

Estão desaparecidos o empresário Raphael Torres, 41, a vendedora de roupas Luciana Marley Rodzewics Santos, 46, e a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20, e o piloto Cassiano Tete Teodoro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.