Descrição de chapéu Defesa Civil

Palacete tombado desaba parcialmente no centro de São Paulo

Local foi interditado, segundo a Defesa Civil, pelo risco iminente de colapso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um palacete tombado desabou parcialmente neste sábado (13), por volta das 18h20, na região central de São Paulo, de acordo com a Defesa Civil. O local foi interditado pelo risco de queda.

Um edifício residencial foi afetado, e o quarto de um apartamento foi interditado.

O prédio fica na rua Artur Prado, 376, na Bela Vista, e está abandonado, segundo a Defesa Civil. O órgão foi ao local com equipes para realizar vistoria técnica.

Situação do casarão após desabamento parcial neste sábado (13) - Divulgação/Alexandre Giesbrecht

O prédio foi totalmente interditado pelo risco de queda.

"Trata-se de obra tombada pelo município, que, devido aos riscos apresentados, fez com que a entrada do edifício vizinho [Edifício Artur Prado] ficasse interditada parcialmente, sendo necessário também a interdição do dormitório do apartamento de número 11, visto que este faz frente ao prédio em risco", traz nota da Defesa Civil.

O Corpo de Bombeiros foi ao local, mas, por medida de segurança, os militares não entraram no imóvel pelo risco apresentado. A Defesa Civil do município retornará com agentes para realizar nova vistoria nesta segunda-feira (15). Não houve vítimas.

A Secretaria Municipal de Cultura informou que o palacete é uma propriedade particular e foi tombado em 2002.

"É importante ressaltar ainda que será contratado um laudo para avaliação das condições estruturais da construção para possíveis intervenções", afirmou a gestão municipal.

De acordo com o site São Paulo Antiga, mantido por Douglas Nascimento, presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo), o palacete foi construído em 1913 para ser residência da família Ribeiro da Luz até meados dos anos 1980.

O engenheiro Cristiano Ribeiro da Luz e a benemérita Vicentina Ribeiro da Luz, pioneira do serviço social em São Paulo, cresceram no local, de acordo com o site.

Até o começo do ano de 2022, o prédio tinha cerca de R$ 410 mil em IPTU atrasado, segundo a publicação.

A construção, a quatro quadras da avenida Paulista, é tombada pelo patrimônio histórico do município desde 2002.

Reportagem publicada pela Folha em 9 de agosto de 2011 já mostrava que o imóvel apresentava risco de desabar e era mantido em pé sustentado por escoras.

Na ocasião, uma administradora do prédio disse que o IPTU era de R$ 25 mil anuais e que o proprietário não tinha condições de pagar, nem de restaurar o imóvel.

Desabamento em Barueri

Outro desabamento foi registrado no sábado, em Barueri, segundo a Defesa Civil. A laje de um cômodo de uma residência na rua Via Taboão, no Jardim Silveira, caiu. Uma pessoa teve ferimentos leves e foi socorrida ao Hospital Francisco Moran.

A casa foi vistoriada e ficou interditada preventivamente. Quatro moradores ficaram desalojados e foram encaminhados para casa de parentes.

Boletim atualizado da Defesa Civil aponta que, no sábado, foram registrados 107 chamados para queda de árvores na capital e Região Metropolitana.

O domingo (14) amanheceu ensolarado, e a temperatura deve subir após os termômetros marcarem 17,5°C na madrugada.

A temperatura máxima nesste domingo deve ser de 27°C, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

No período da tarde, não se descarta algumas chuvas isoladas e rápidas, mas sem potencial para a formação de alagamentos, de acordo com o CGE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.