Descrição de chapéu chuva

Rio de Janeiro pode ter mais chuva nesta segunda (15)

Risco de alagamento é baixo, diz instituto; previsão para São Paulo é de somente chuva isolada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para perigo potencial, em todo o estado do Rio de Janeiro, pelo acúmulo de chuva.

O alerta do instituto teve início no domingo (14) e se estende até 10h de segunda (15).

Com chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm no dia, o Inmet aponta para baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Tanto o Inmet quanto o Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro) preveem mais chuva para esta segunda. Para terça, o Inmet fala em possibilidade de chuvas isoladas. Para os dias seguintes, o instituto, por enquanto, só cita presença de nuvens.

Imagem mostra árvore caída no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro
Árvore cai no bairro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro - @OperacoesRio no X

Segundo o Inmet, a mínima para segunda na capital do Rio de Janeiro é de 24°C e a máxima de 34°C. O instituto aponta que, depois, a temperatura deve aumentar ainda mais, chegando à mínima de 26°C e máxima de 37°C na quarta-feira (17).

Mais cedo, no domingo, o Cemaden-RJ também soou o alerta para riscos muitos altos hidrológico e também de deslizamentos, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias, mais a chuva prevista para o dia.

As fortes chuvas no Rio de Janeiro e na região metropolitana deixaram 11 mortos. Devido à situação, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou situação de emergência no município.

A chuva chegou a alagar o subsolo do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, e o aparelho de saúde ficou sem energia.

Um alagamento chegou a interditar o trânsito durante a manhã em um trecho da avenida Brasil, uma das principais vias da cidade.

A prefeitura pediu para a população não se deslocar pela cidade.

São Paulo

A parte norte do estado, englobando Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, está sob alerta de perigo potencial devido a chuvas intensas. O alerta começou na manhã de domingo e se estende até 10h desta segunda.

O Inmet aponta que não deve haver chuva nessa segunda na capital paulista. Mas há chance de chuva isolada na terça (16). Assim como para o Rio de Janeiro, para os dias seguintes, o instituto cita, por enquanto, poucas nuvens.

Já o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) indica possibilidade de pancadas de chuva isoladas nas tardes de segunda e de terça. O órgão classifica como baixo o potencial das tempestades.

O centro também afirma que, após uma noite de domingo quente na cidade, nesta segunda-feira o calor deve continuar, com mínima de 21°C e máxima de 30°C. A mínima e a máxima dadas pelo Inmet são praticamente idênticas —20°C e 30°C, respectivamente.

O Inmet indica que os dias seguintes (até dia 18) podem ser mais quentes, com mínimas acima 22°C e máximas acima de 30°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.