Descrição de chapéu chuva clima

Chuva deve voltar com força à Grande SP nesta quarta (28)

Dia continuará muito quente, e temporal pode provocar alagamentos entre o fim da tarde e o início da noite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Moradores da região metropolitana de São Paulo têm experimentado nos últimos dias uma sensação de tempo abafado, provocado pelo predomínio do sol durante o dia e por uma maior nebulosidade entre a tarde e a noite. Esse cenário, influenciado pela brisa marítima, costuma provocar pancadas de chuva mais isoladas, muitas vezes sem potencial para alagamentos.

Nesta quarta-feira (28), porém, a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo aponta para a possibilidade de chuvas mais fortes na capital.

Como nos dias anteriores, será mais um dia abafado com sol entre nuvens e temperaturas em elevação, segundo o CGE. Na Grande São Paulo, as mínimas devem ficar em torno dos 22°C, e as máximas podem superar os 31°C. Na Baixada Santista, a máxima pode chegar aos 35°C.

Vista do bairro Santa Cecília, no centro de São Paulo, com nuvens carregadas acima dos prédios
O CGE alerta para a possibilidade de chuvas acima da média na região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira (28), com potencial de provocar alagamentos - Felipe Bächtold - 12.jan.2024/Folhapress

"A propagação de áreas de instabilidade provoca chuvas na forma de pancadas de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e a noite", destaca o CGE, alertando para a chance de quedas de árvores e formação de alagamentos em caso de precipitação localizada.

Se isso ocorrer, o CGE deve manter a região em alerta para alagamentos e transbordamentos de córregos, o que deixa as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de prontidão.

Nesta terça (27), termômetros das estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo superaram os 32°C, e os índices de umidade atingiram valores próximos aos 45%. A chuva, contudo, chegou a apenas alguns municípios da Grande São Paulo, e em menor volume.

Os dados do CGE mostram que fevereiro acumula 165,6 mm de chuva, o que corresponde a 75,6% dos 219,1 mm esperados para o mês.

Na quinta (29), a previsão indica que o sol aparece entre nuvens, deixando o tempo abafado na Grande São Paulo. A temperatura deve variar de 21°C a 30°C, e no final da tarde retornam as condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento.

Tempestades no Sul, Norte e Nordeste

Enquanto a região central do Brasil, incluindo o Sudeste, mantém o padrão de chuvas de verão, com muito calor durante o dia e pancadas isoladas entre a tarde e a noite, a previsão para os extremos do país aponta para a ocorrência de tempestades nesta quarta-feira.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de perigo para chuvas acima da média entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná; extremo leste do Amazonas, norte de Rondônia e todo o Acre; e uma faixa entre o leste do Pará e o Rio Grande Norte, além do litoral paraibano e pernambucano.

Nesses locais, segundo o instituto, há previsão de até 100 mm de chuva em um período de 24 horas e ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h, com grande potencial de provocar quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.