Descrição de chapéu Censo 2022 DeltaFolha

Barra da Tijuca e resto da zona oeste crescem no Rio, enquanto cidade encolhe

Censo aponta que zonas sul e norte e o centro perderam moradores; expansão é desigual e precisa de serviços públicos, diz pesquisadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

foto aérea mostra área densamente urbanizada, com muitas casas nas quadras, e, ao fundo da imagem, uma área verde vazia, ao longe, e dois morros com vegetação à direita, ao fundo

Bairro Jardim Maravilha, em Guaratiba, subdistrito carioca que mais cresceu entre 2010 e 2022, segundo o Censo Eduardo Anizelli - 20.mar.2024/Folhapress

São Paulo

Regiões da zona oeste do Rio de Janeiro lideraram o crescimento da população carioca nos últimos 12 anos. Entre os 33 subdistritos do Rio de Janeiro, os cinco que mais cresceram estão no maior território da cidade.

O subdistrito que lidera o aumento é Guaratiba (43,7%), seguido por Barra da Tijuca (40,1%) Jacarepaguá (14,1%), Santa Cruz (12,2%) e Campo Grande (10,8%) —todos na zona oeste.

Moradora passa próxima a obra de infraestrutura no bairro Jardim Maravilha, em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro
Moradora passa próxima a obra de infraestrutura no bairro Jardim Maravilha, em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

Já nas outras regiões da cidade foi registrada uma diminuição da população residente nos subdistritos de cada zona entre 2010 e 2022. As maiores reduções foram na Penha (-24,5%), no Complexo do Alemão (-21,6), ambos na zona norte, e no centro da cidade (20,4%).

Considerando as zonas da cidade, apenas a oeste teve crescimento de população, e a que mais perdeu moradores foi a norte. É o que mostram dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Rio de Janeiro foi a segunda cidade do país, atrás apenas de Salvador (BA), a perder mais habitantes entre 2010 e 2022, quando foram registrados 109.023 residentes a menos (-1,7%). A população da capital fluminense é de 6,2 milhões de pessoas.

A zona oeste carioca é a maior entre as quatro porções da cidade, com 70% do território, e também a mais diversa. Engloba a Barra da Tijuca, de expansão acelerada com condomínios, e as vilas Aliança e Kennedy, criadas nos anos 1960 pelo governo Carlos Lacerda (da extinta Guanabara) para famílias removidas de favelas de Botafogo e da Lagoa.

A distribuição desigual de infraestrutura reflete também a ocupação da parte oeste do Rio, segundo Patricia Nicola, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Espaço Urbano, Vida Cotidiana e Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UrbanoSS-Uerj).

A falta de infraestrutura de saneamento e serviços públicos que acompanham os polos de moradia popular, diz ela, se repete em anos mais recentes. É o caso da ida de cerca de 10 mil pessoas para unidades habitacionais em Senador Camará, bairro vizinho a Bangu, com o programa Minha Casa MInha Vida.

"Houve um período, entre 2011 e 2013, de criação de 2.201 unidades habitacionais. Foram levadas milhares de pessoas para o bairro em dois anos, mas não a infraestrutura."

Mas a zona oeste, ela lembra, já foi chamada até de "sertão carioca", como no livro de Magalhães Corrêa, pesquisador do Museu Nacional, publicado em 1936. O nome foi inspirado nos rios, lagos, riachos, lagoas e onças-pintadas registrados por ele.

Ao longo das décadas, a região com forte produção agrícola ganhou trilhos, fábricas (como a de tecidos em Bangu) e viu a população crescer a partir dos anos 1960. Hoje, a região tem os subdistritos mais populosos do Rio, como Jacarepaguá (653,5 mil habitantes) e Campo Grande (542 mil habitantes). Ainda, abriga 14 empresas no distrito industrial de Santa Cruz, com saída para a baía de Sepetiba.

Para Nicola, a expansão de população, reforçada por programas de moradia popular, mostra que a zona oeste é para onde o Rio deve continuar a crescer, embora de forma desigual.

"Vemos que o crescimento de infraestrutura na Barra da Tijuca foi feito para atender demandas de uma classe média alta."

Enquanto a zona oeste cresce, outras diminuem, ao menos na quantidade de residentes. Entre as possíveis causas para o movimento registrado pelos dois últimos recenseamentos estão a violência e o custo elevado em bairros, que podem afastar moradores.

"Temos uma área que é historicamente de contato entre facções do tráfico de drogas, e passou a ser também de conflito entre milicianos e traficantes, como o complexo da Maré e áreas ao redor de Madureira [na zona norte]", diz Maurilio Botelho, professor de geografia urbana da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Lojas e galpões abandonados ao longo da avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, segundo o pesquisador, mostram que o custo financeiro e de violência também afasta trabalho e renda.

"Quando a violência se soma ao custo de vida em uma cidade cara como o Rio, isso pesa. Por isso talvez vejamos o crescimento de municípios como Mangaratiba e Maricá", diz Botelho.

Mas ele aponta que a aparente baixa na violência em áreas da zona oeste pode estar mascarada pelo controle de grupos armados. É o caso de Rio das Pedras, berço da milícia no Rio.

Para o economista e professor da UFRJ Mauro Osorio, a cidade precisa parar a expansão para o oeste. "Pelo mercado, a cidade vai continuar crescendo para lá. Mas onde é que está o emprego da cidade do Rio de Janeiro? Na área de planejamento 1, que é zona central e portuária."

Osorio, que defende o planejamento da metrópole como um todo e o reforço de políticas de moradia nessas áreas mais centrais, aponta que o crescimento da população para a zona oeste torna a cidade mais cara, com mais tempo no transporte e menos qualidade de vida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.