Descrição de chapéu chuva

Chuva coloca cidade de SP em alerta para alagamentos por quase duas horas

Choveu principalmente nas zonas norte e leste neste domingo (17) de temperatura elevada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As zonas norte e leste de São Paulo foram colocadas em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva, na tarde deste domingo (17).

O alerta foi feito pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, às 17h45. Ele também vale para a marginal Tietê.

Temporal chega ao bairro do Jaçanã, na zona norte de São Paulo
Céu com nuvens de chuva na região do Jaçanã, zona norte de São Paulo - Pedro Queiroz - 5.fev.24/Folhapress

O alerta foi mantido até às 19h25. Mas até lá, vias da zona leste ficaram intransitáveis em Itaquera e Itaim Paulista, na zona leste.

Em rede social, os bombeiros afirmaram ter recebido 40 chamados para alagamentos neste domingo, a maioria na zona leste e em Mauá, na Grande São Paulo. Também foram 16 chamados para quedas de árvores.

Ainda na zona leste, no inicio da noite havia iminência de transbordamento do córrego Lajeado, na altura da rua Manuel Barbalho de Lima com a avenida Marechal Tito, e do córrego Água Vermelha, entre as avenidas Euclides Fonseca e Marechal Tito

Em Itaquera, o rio Verde também ameaçava transbordar, entre as ruas Cunha Porã da Estação.

Foi reportada queda de granizo no Itaim Paulista e rajadas de vento de 54,1 km/h na Lapa, zona oeste.

Conforme o CGE, a propagação de áreas de instabilidade da região de Sorocaba (a 99 km de São Paulo) provoca pancadas de chuva sobre a região metropolitana.

"De acordo com os dados do radar meteorológico da prefeitura, os pontos mais intensos se concentram nos municípios de Mairiporã e Guarulhos", diz o CGE sobre o avanço para as zonas norte e leste paulistana.

Segundo a Defesa Civil estadual, a combinação entre a atuação de um sistema meteorológico sobre oceano e o aumento das temperaturas, entretanto, deverá provocar a formação de pancadas de chuva isoladas em praticamente todo o estado.

Com 34,3ºC, medidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) às 15h na estação meteorológica do mirante de Santana, na zona norte, a capital teve a segunda maior temperatura do ano neste domingo.

Na véspera foi registrado o recorde de 2024 e a maior temperatura para o mês de março em ao menos 81 anos, com 34,7ªC.

A temperatura elevada deve contribuir para que sensação de calor intenso e abafada.

Medição feita no meio da tarde na estação meteorológica do CGE na região da subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa, zona leste, apontou sensação térmica de 39.3°C, a maior no município.

A Vila Formosa é uma das regiões com alerta para alagamentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.