Com 34,7°C, São Paulo bate recorde de março e tem dia mais quente do ano

Marca na capital paulista foi confirmada no sábado (16) à noite e é a maior para o mês em ao menos 81 anos, segundo Inmet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com 34,7°C, a cidade de São Paulo teve neste sábado (16) o dia mais quente do ano e a maior temperatura para o mês de março em ao menos 81 anos, desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) passou a fazer a estatística, em 1943.

A temperatura foi alcançada às 15h de sábado no mirante de Santana, na zona norte, responsável pela medição oficial na capital paulista, mas só acabou aferida manualmente à noite pelo instituto.

À tarde, o Inmet havia dito que a temperatura máxima havia chegado a 33,9°C às 15h, mas com alerta de que o dado poderia mudar às 21h, quando seria realizada a verificação derradeira.

Multidão aproveita o domingo (17) de calor na piscina do Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo - Cris Faga/Folhapress

A maior marca para um mês de março, de 34,3°C, havia sido registrada em 2012.

Essa mesma temperatura era o recorde do ano até agora, medida nas últimas quinta (14) e sexta (16), e nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os 34,3ºC voltaram a se repetir às 15h deste domingo (17) na estação convencional do mirante de Santana —o dado pode ser corrigido à noite, como ocorreu na véspera.

Os termômetros devem continuar com marcas elevadas até sexta-feira (22) no município.

Na estação automática de Interlagos, que não é a padrão da cidade, o Inmet registrou 35,4ºC neste domingo.

Medição feita no meio da tarde na estação meteorológica do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, na região da subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa, zona leste, apontou sensação térmica de 39.3°C, a maior no município.

Veja os maiores índices de sensação de calor em SP neste domingo

Região Horário Marca
Aricanduva/Vila Formosa (zona leste) 15h10 39.3°C
Perus (zona norte) 11h50 39.2°C
Parelheiros (zona sul) 13h20 38.9°C
Pinheiros (zona oeste) 14h50 38.6°C
Freguesia do Ó (zona norte) 15h30 38.3°C

Fonte: CGE

Interior quente

O domingo foi quente em todo o estado de São Paulo. Em Iguape, no sudoeste paulista, a máxima registrada pelo Inmet foi de 37,2ºC, a maior entre todos os municípios de São Paulo.

No litoral, a estação meteorológica do instituto em Bertioga registrou 33ºC neste domingo, também às 15h.

Recorde no Rio

A cidade do Rio de Janeiro teve o segundo recorde consecutivo de sensação térmica neste fim de semana.

Como no sábado, o recorde foi verificado na estação meteorológica de Guaratiba, com 62,3°C.

No sábado, a sensação térmica do bairro na zona oeste da cidade havia batido 60,1°C, pouco acima do recorde anterior, de 59,7°C, de novembro de 2023.

Previsão de melhora

A alta temperatura às vésperas do fim do verão —o outono começa no inicio da madrugada da próxima quarta-feira (20)— ocorre por causa de uma onda de calor que atinge parte do país.

Segundo a Climatempo, a chegada de uma frente fria deve mudar o tempo, a partir do sul do país, já na quarta-feira. Na quinta (21), São Paulo e Rio devem ter fortes pancadas de chuva, inclusive, mas ainda com máxima prevista para 34°C, segundo o inmet, temperatura que deve cair a partir de sexta.

As altas temperaturas são geradas por uma massa de ar quente e seco instalada no Centro-Oeste, com deslocamento para o Sudeste, de acordo com a Climatempo.

Essa massa de ar quente impede o avanço de frentes frias que poderiam amenizar a temperatura, o que só deverá acontecer a partir da próxima segunda-feira (18), e mesmo assim, com pouco refresco —neste dia, a oscilação na capital paulista, por exemplo, deverá ficar entre 23°C e 31°C, mas com chuvas isoladas.

Pelas normas do instituto, para ser uma onda de calor, a temperatura precisa ficar 5°C acima da média por mais de três dias e em uma grande área.

Na quinta-feira, o Inmet chegou a emitir alerta vermelho de calor —o mais alto e que representa grande perigo para São Paulo e mais quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Nos dias de calor intenso, as principais recomendações são de não realizar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico nos olhos e narinas e reforçar a hidratação.

Colaborou Nicola Pamplona, do Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.