Descrição de chapéu Rio de Janeiro chuva

Com 62,3°C, Rio tem novo recorde de sensação térmica neste domingo

Segundo a prefeitura, indicador atingiu 62,3°C na estação de Guaratiba, na zona oeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro teve o segundo recorde consecutivo de sensação térmica neste fim de semana. Como no sábado (16), o recorde deste domingo (17) foi verificado na estação meteorológica de Guaratiba, com 62,3°C.

No dia anterior, a sensação térmica do bairro na zona oeste da cidade havia batido 60,1°⁰C, pouco acima do recorde anterior, de 59,7°C, de novembro de 2023.

O forte calor levou muitos cariocas e turistas às praias da zona sul da cidade, que ficaram lotadas.

Moradores de Guaratiba se refrescam do calor sufocante tomando banho de mangueira na rua
Moradores de Guaratiba se refrescam, em foto de janeiro deste ano; sensação térmica atingiu 62,3⁰C neste domingo (17) - Tercio Teixeira - 17.jan.24/AFP

A capital fluminense está sob alerta amarelo para onda de calor desde a sexta-feira (15), com previsão de que as temperaturas fiquem 5°C acima da média por dois ou três dias.

"As temperaturas estarão elevadas, principalmente no domingo e na segunda-feira", disse na sexta a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), além do Rio de Janeiro, estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também são afetados pela onda de calor.

As altas temperaturas ocorrem por causa de uma massa de ar quente e seco que impede o avanço de frentes frias que poderiam amenizar a temperatura.

Pelas normas do Inmet, para ser uma onda de calor, a temperatura precisa ficar 5°C acima da média por mais de três dias e em uma grande área.

São Paulo bate recorde de temperatura de março

Com 34,7°C, a cidade de São Paulo teve no sábado (16) o dia mais quente do ano e a maior temperatura para o mês de março em ao menos 81 anos, desde que o Inmet passou a fazer a estatística, em 1943.

A temperatura foi alcançada às 15h no mirante de Santana, na zona oeste, responsável pela medição oficial na capital paulista, mas só foi aferida manualmente à noite pelo instituto.

À tarde, o Inmet havia dito que a temperatura máxima havia chegado a 33,9°C às 15h, mas com alerta de que o dado poderia mudar às 21h, quando seria realizada a verificação derradeira.

Neste domingo (17), a máxima às 15h na estação convencional do mirante foi de 34,3°C —o dado pode ser corrigido à noite.

A maior marca para um mês de março, de 34,3°C, havia sido registrada em 2012.

Essa mesma temperatura era o recorde do ano até agora, medida nas últimas quinta (14) e sexta (16), e nos dias 8 e 9 de janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.