Ruas do centro de SP têm novo apagão na noite desta quinta (21)

Problema atingiu ruas que ainda não tinham sido afetadas; OUTRO LADO: Enel diz lamentar os transtornos, mas não dá prazo de retorno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Moradores de alguns bairros do centro de São Paulo relatam que um novo apagão atinge a região na noite desta quinta-feira (21). As ruas afetadas dessa vez ainda não tinham sido sofrido com a falta de energia que atinge a cidade esta semana.

Há relatos de falta de luz no edifício Copan, na avenida São João, na rua Alameda Barros, na praça da República e na região próxima ao metrô Marechal Deodoro, entre outros pontos.

Por meio de nota, a Enel Distribuição São Paulo voltou a lamentar os transtornos causados aos clientes nos últimos dias pelas ocorrências envolvendo a rede distribuição subterrânea da companhia. A empresa não deu prazo de quando a situação será resolvida.

Dois caminhões com geradores estacionados, um de cada lado, em via
Geradores na rua Fortunato, uma das vias onde há falta de energia nesta quinta (21) - Ronny Santos - 20.mar.2024/Folhapress

"A distribuidora reitera que tem mobilizado todos os esforços e recursos para restaurar os parâmetros originais da rede afetada", diz a concessionária. "O trabalho na rede subterrânea é complexo, envolve condições de temperatura e espaços confinados para acesso."

Ainda em nota, a companhia afirma que mobilizou 25 geradores para abastecer os clientes impactados, "enquanto segue trabalhando nos reparos da rede para normalizar integralmente o serviço".

Mais cedo, clientes que sofreram com falta de luz no início da semana voltaram a reclamar de novo apagão. A Enel afirmou que o problema era pontual, causado pela manutenção na rede.

Segundo a concessionária de energia, as falhas ocorrem para clientes das ruas Paim, na Bela Vista, e Fortunato, na Vila Buarque, "em decorrência dos trabalhos para recuperar as condições originais da rede subterrânea que atende a região".

Os problemas no abastecimento de luz em bairros do centro ocorrem desde a manhã de segunda-feira (18), quando a rede enterrada sofreu problemas que a Enel atribuiu à uma obra da Sabesp na região. A empresa de saneamento nega responsabilidade no caso.

Nesta quinta, moradores da Vila Buarque voltaram a reclamar que a energia voltou a ter queda e que apenas a fase 110v está funcionando, como no caso de um condomínio na rua Fortunato.

"Teve queda de energia de novo. Ontem à noite tinha dado uma estabilizada e a gente conseguiu ligar um dos elevadores, mas agora caiu de novo", reclamou Benjamin Saviane, síndico do prédio.

De acordo com ele, os elevadores e a bomba de captação de água não funcionam com apenas uma fase.

"Tivemos de alugar um gerador, que aumenta os custos do condomínio. Nós ligamos para a Enel e cada um passa uma informação sobre a disponibilização de gerador. Informações desencontradas, nível de mentira mesmo", afirmou.

Ele também reclama da falta de informação. "Na quarta fizeram desligamento, mas não avisaram nada por SMS ou no site da empresa. Não avisam nada", reclamou.

Nas redes sociais, várias pessoas reclamam da situação.

"Enel, alguma previsão para o restabelecimento total da energia na região da Vila Buarque? Estamos sem água e elevadores nos prédios e chuveiro elétrico nos apartamentos por falta da fase 220v. Situação é gravíssima", questiona Thiago Zand.

"Enel fingiu que tinha resolvido o problema mas mais uma vez a energia caiu na Vila Buarque. Qual a previsão agora?", escreve Octávio Tenan.

A companhia afirma que está providenciando quatro geradores que serão instalados para atender os clientes da Rua Paim", afirmou a companhia, sem responder as demais reclamações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.