Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal FGTS

Caixa vai liberar saque do FGTS para pessoas afetadas por temporais no Rio Grande do Sul

Estado registrou ao menos 37 mortes em decorrência das fortes chuvas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Caixa Econômica Federal vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para as pessoas afetadas por fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Essa é uma das medidas anunciadas pelo banco público nesta sexta-feira (3) em apoio à população local.

Em nota, a Caixa disse estar auxiliando as prefeituras dos municípios atingidos pelos temporais para que o processo de liberação dos valores aos trabalhadores seja iniciado. A população poderá realizar o saque dos recursos pelo celular por meio do aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.

A instituição anunciou também que os clientes podem solicitar uma pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. "Além disso, é possível a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes", acrescentou.

Área inundada no município Encantado, no Rio Grande do Sul - Diego Vara/Reuters

O banco afirmou ainda que dará suporte aos clientes para o acionamento do seguro habitacional e dos procedimentos para pagamento de indenizações "de forma ágil".

Segundo a Caixa, serão enviados à região especialistas nas áreas de Habitação, FGTS e Governo para prestar apoio técnico às prefeituras na habilitação ao saque calamidade do FGTS e na operacionalização de repasse de recursos e para dar auxílio em providências que possam ajudar a população local.

"De acordo com o decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por portaria do governo federal, apresente à Caixa a declaração das áreas afetadas pelo desastre", disse o banco.

O Rio Grande do Sul registrou ao menos 39 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde o fim da semana, segundo a Defesa Civil do estado na tarde desta sexta.

Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, 235 municípios foram afetados pela chuva. Há 68 pessoas desaparecidas, 8.168 pessoas em abrigos e outras 24.080 estão desalojadas. No total, são 351.639 afetados e 74 feridos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.