Descrição de chapéu Bloomberg

As rotas de voo que sofrem as piores turbulências no mundo

Incidentes nos últimos meses em diversos trajetos deixaram passageiros feridos e um morto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Angus Whitley
Bloomberg

Uma série de incidentes que deixaram dezenas de passageiros de companhias aéreas precisando de cuidados médicos chamou a atenção para o problema da forte turbulência durante voos.

Nos últimos meses, voos da Singapore Airlines Ltd., da Qatar Airways e da Air Europa sofreram quedas repentinas de altitude que obrigaram os passageiros a passar por tratamento hospitalar e, no caso da Singapore, deixaram um homem morto.

Em maio, o voo SQ321 da Singapore Air enfrentou forte turbulência ao entrar no espaço aéreo tailandês, forçando um pouso de emergência em Bangcoc. A aeronave, a caminho de Singapura, havia partido de Londres.

foto mostra avião sem avarias em pista de aeroporto com profissionais em torno dele. ao fundo, ambulâncias. faz sol e o céu está azul, com poucas nuvens
Aeroporto que ia de Madri para Montevidéu precisou fazer pouso de emergência em Natal (RN) após forte turbulência - Claudio Fernandez Arbes - 1º.jul.2024/AFP

Já nesta semana, cerca de 40 passageiros ficaram feridos após um voo da Air Europa passar por fortes turbulências no trajeto de Madri, na Espanha, para Montevidéu, no Uruguai.

Embora os voos mais turbulentos de todos conectem Santiago (Chile) a Santa Cruz (Bolívia), há outras viagens igualmente turbulentas em todo o mundo, segundo o banco de dados do site turbli. Os voos que partem de Tóquio dominam a lista dos serviços de longa distância mais difíceis.

As turbulências fortes são produzidas quando correntes de ar viajando em velocidades bem diferentes se juntam. Isso normalmente é encontrado nos limites das correntes de jato, sobre montanhas e em certas tempestades de nuvens, de acordo com o site turbli.

Por exemplo, a turbulência na rota de Santiago a Santa Cruz é gerada por ventos do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico que fluem quase perpendicularmente à Cordilheira dos Andes.

A Linha do Equador também é uma região conhecida pela turbulência devido às fortes correntes de ar ascendentes e à atividade de trovoadas, de acordo com o turbli. O Japão, por outro lado, tem altos níveis de turbulência causada por montanhas e oceanos.

O site turbli produziu suas classificações analisando 150 mil rotas de voo e dados de agências meteorológicas dos governos do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Veja a seguir:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.