Veja principais eventos durante voo da Voepass que matou 62 pessoas

Documento preliminar divulgado pela FAB afirma que avião deu cinco voltas em 'parafuso chato' até a colisão contra o solo

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São Paulo

O modelo ATR 72-500, da Voepass, deu cinco voltas em em "parafuso chato" até a colisão contra o solo que matou 62 pessoas no último dia 9 de agosto.

A informação consta de um extenso "minuto a minuto", que relata a sequência de eventos desde a decolagem, em Cascavel (PR), à queda em um condomínio de casas em Vinhedo (SP). A cronologia está em relatório preliminar das investigações do acidente, apresentado nesta sexta-feira (6) pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em Brasília.

A imagem mostra o local de um acidente aéreo, com destroços de uma aeronave espalhados pelo chão. Há equipes de resgate e socorristas trabalhando na cena, cercados por partes da fuselagem e outros materiais da aeronave. O ambiente é predominantemente de terra e vegetação ao redor dos destroços.
Destroços do avião da Voepass, após queda em condomínio de casas em Vinhedo (SP); Aeronáutica divulga relatório preliminar sobre investigações do acidente - Bruno Santos - 10.ago.24/Folhapress

A transcrição com a sequência de eventos foi feita a partir das gravações de dados e de voz das caixas pretas do avião. Ela usa termos da aviação, muitas vezes em inglês.

Para o registro dos horários foi usado como referência UTC (universal time coordinated, ou tempo universal coordenado), com três horas a menos que o horário de Brasília, que foram atualizados nesta reportagem para maior compreensão.

Leia a seguir.

TRANSCRIÇÃO DO VOO 2283 DA VOEPASS

  • 11h58min05s
    A aeronave inicia a decolagem da pista 15 de SBCA [Cascavel], com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo
  • 12h12min40s
    Os PROPELLER ANTI-ICING [sistema antigelo das hélices] 1 e 2 são ligados
  • 12h14min56s
    O Electronic Ice Detector [detector eletrônico de gelo] conectado ao Centralized Crew Alert System [CCAS - sistema centralizado de alerta de tripulação] exibe um sinal de alerta ao cruzar o FL130
  • 12h15min03s
    O AIRFRAME DE-ICING [degelo da fuselagem] é ligado
  • 12h15min42s
    Um tom de alarme único [single chime] é ouvido na cabine; na sequência, os tripulantes comentaram sobre ter ocorrido uma mensagem de Fault (falha) no AIRFRAME DE-ICING
  • 12h15min49s
    O AIRFRAME DE-ICING é desligado
  • 12h16min25s
    O Electronic Ice Detector deixa de exibir o sinal de alerta
  • 12h17min08s
    O Electronic Ice Detector exibe um sinal de alerta
  • 12h19min13s
    O Electronic Ice Detector deixa de exibir o sinal de alerta
  • 12h23min43s
    O Electronic Ice Detector exibe um sinal de alerta
  • 12h30min05s
    O Electronic Ice Detector deixa de exibir o sinal de alerta
  • 13h11min02s
    O Electronic Ice Detector exibe um sinal de alerta
  • 13h12min41s
    O Electronic Ice Detector deixa de exibir o sinal de alerta
  • 13h12min55s
    O Electronic Ice Detector exibe um sinal de alerta
  • 13h15min16s
    O copiloto efetua contato via rádio com o despachante operacional da companhia aérea no aeródromo de Guarulhos, a fim de realizar as coordenações necessárias para a sua chegada
  • 13h16min25s
    Concomitantemente à coordenação com o despachante operacional, ocorre a chamada de uma comissária pelo interfone. O copiloto solicita que ela aguarde um momento e prossegue a comunicação com o despachante
  • 13h17min20s
    O Electronic Ice Detector deixa de exibir o sinal de alerta. Nesse momento, o SIC está solicitando informações à comissária a fim de transmiti-las ao despachante operacional
  • 13h17min32s
    O Electronic Ice Detector exibe um sinal de alerta. Nesse momento, o piloto está informando aos passageiros sobre as condições e o horário previsto para o pouso em SBGR [Guarulhos]
  • 13h17min41s
    O AIRFRAME DE-ICING é ligado
  • 13h18min41s
    Com 191 kt de velocidade, o alerta CRUISE SPEED LOW [baixa velocidade de cruzeiro, na tradução] é exibido. Simultaneamente, o copiloto está terminando de repassar algumas informações ao despacho operacional
  • 13h18min47s
    Inicidado o briefing de aproximação para o pouso em SBGR. Concomitantemente, o Approach Control de São Paulo [APP-SP - controle de aproximação de São Paulo] realiza uma chamada e o instrui a mudar para a frequência 123,25 MHz
  • 13h18min55s
    Um tom de alarme único (single chime) é ouvido na cabine. Simultaneamente, está ocorrendo a comunicação com o APP-SP
  • 13h19min07s
    O AIRFRAME DE-ICING é desligado
  • 13h19min16s
    A tripulação efetua uma chamada na frequência 123,25 MHz para o APP-SP
  • 13h19min19s
    O APP-SP solicita que o PS-VPB mantenha o FL170 [17 mil pés] devido a um tráfego
  • 13h19min23s
    A tripulação responde ao APP-SP que irá manter o nível de voo e que está no ponto ideal de descida, aguardando autorização
  • 13h19min28s
    Com 184 kt de velocidade, o alerta DEGRADED PERFORMANCE é exibido, juntamente com um tom de alarme único (single chime). O alarme é acionado concomitantemente com as trocas de mensagem entre o APP-SP e a tripulação
  • 13h19min30s
    O APP-SP diz que estava ciente e pede para que aguardasse a autorização
  • 13h19min31s
    O Passaredo 2283 diz que estava ciente e agradece
  • 13h19min33s
    O PIC contina a realizar o briefing de aproximação
  • 13h20min00s
    Copiloto comenta: "Bastante gelo"
  • 13h20min05s
    O AIRFRAME DE-ICING é ligado pela terceira vez
  • 13h20min33s
    O APP-SP autoriza a aeronave a voar direto para a posição SANPA, mantendo o FL170. Informa que a descida seria autorizada em dois minutos
  • 13h20min39s
    A tripulação coteja a mensagem anterior (última comunicação realizada pelos tripulantes)
  • 13h20min50s
    A aeronave inicia uma curva à direita para a proa da posição SANPA
  • 13h20min57s
    Durante a curva, com 169 kt de velocidade, o alerta INCREASE SPEED [aumentar velocidade] é exibido, juntamente com um tom de alarme único (single chime). Ato contínuo, iniciam ruídos de vibração na aeronave, juntamente com o acionamento do alarme de stall
  • 13h21min09s
    O controle da aeronave é perdido e ela ingressa em uma atitude de voo anormal até colidir contra o solo. Nesse ponto, a aeronave inclina-se 52º para a esquerda e, posteriormente, 94º à direita, realizando uma variação de proa de 180º no sentido horário. Na sequência, a variação de proa é revertida para o sentido anti-horário, completando 5 voltas em "parafuso chato" até a colisão contra o solo

Fonte: Cenipa

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