Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2011 - 14h48

ONG de SP tenta devolver papagaio à mata natal no MS

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os 68 papagaios-verdadeiros abrigados em Juquitiba (72 km a sudoeste de SP) não conhecem sua mata natal. Eles foram retirados com poucos dias de vida dos ninhos em que nasceram, em setembro de 2006, em Mato Grosso do Sul. Fruto da ação de traficantes de animais.

A volta desses bichos para o local em que nasceram, consequência de uma operação inédita em todo o país, conduzida por uma ONG (Organização Não-Governamental), deve ocorrer em meados deste ano. O que falta são recursos financeiros para o transporte.

A informação é de reportagem de Eduardo Geraque publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A um custo de R$ 1 por dia com cada papagaio --a conta, portanto, passa dos R$ 100 mil-- uma verdadeira operação de guerra precisou ser montada para que esses bichos pudessem, quem sabe, voltar para casa.

De acordo com Marcelo Rocha, presidente da SOS Fauna, várias instituições e pessoas físicas já ajudaram durante esse tempo. Ele diz ter recebido exclusivamente dinheiro privado. "As esferas de Estado nunca nos ajudaram."

Quando ocorrer, a volta dos papagaios para a mata é voluntária. Um grande viveiro é montado na mata, para uma ambientação. Depois ele é aberto e quem se sentir seguro para voar, voa.

Divulgação
Papagaios em cativeiro sob os cuidados da SOS Fauna; faltam recursos financeiros para devolvê-los à mata natal
Papagaios em cativeiro sob os cuidados da SOS Fauna; faltam recursos financeiros para devolvê-los à mata

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

Assine a Folha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página