Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2011 - 09h20

Minicoelhos de estimação viram sucesso na Páscoa

Publicidade

MARINA MESQUITA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os olhos claros, o pelo branco e macio encantam mais na Páscoa do que nas outras épocas do ano, é o que mostram as vendas dos minicoelhos na Semana Santa.

"Na Páscoa, as vendas triplicam. Vendi 70 minicoelhos em duas semanas", conta a empresária Elizângela Peraceta, proprietária do site www.minicoelhos.com.br.

No Cobasi, rede de produtos veterinários, cada bichinho custa R$ 79; em algumas unidades, já não havia mais nenhum à venda nesta sexta-feira (22).

No Pet Center Marginal, os minicoelhos brancos estavam em falta ontem. Supervisora do local, Maria de Lourdes Vieira, 45, a venda de minicoelhos foi 10% superior à de 2010. "Em um mês normal, vendemos de 20 a 30 coelhos, mas só nessa semana já foram 60."

Com medidas entre 25 e 35 cm, o minicoelho chega a pesar até 2,5 kg. Eles comem ração, frutas, folhas escuras e legumes e têm de se exercitar. Os coelhinhos encantam as crianças e os pais que preferem bichos menores.

Mas a ativista Sabine Fontana, 38, do projeto "Adote um Orelhudo!" alerta: "Você não sabe se a pessoa vai ter tempo, disposição e dedicação para cuidar. E muitos acabam abandonados".

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Filhote de minicoelho; bichos de estimação viram sucesso na Páscoa e logo se esgotam nas lojas
Filhote de minicoelho; bichos de estimação viram sucesso na Páscoa e logo se esgotam nas lojas

ABANDONO

Após a Páscoa, segundo ela, é também a época em que há mais coelhos "descartados". Só no ano passado, Fontana recolheu mais de 30. "Passa a primeira empolgação, o animal começa a crescer, a dar trabalho e acaba sendo abandonado", diz.

O temperamento do animal, assim como o tamanho, dependerá da criação. "Tem que interagir, senão ele fica arisco", explica a bióloga Paola Antoniassi, 30.

E, apesar de pequenos, eles precisam de espaço. Gaiola, só para quando o coelho ficar sozinho em casa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página