Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2011 - 00h10

Ruy Casão (1924-2011) - Na cidade, manteve-se pescador

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

A 25 km do município paulista de Pompéia, no meio da mata, a família de Ruy Casão abriu clareira para um sítio.

No local, entre plantações de feijão e café, o menino nascido em Ariranha (SP) cresceu ao lado de nove irmãos. Sua rotina era caçar e pescar.

Só moço Ruy se mudou para Pompéia, onde ajudou o pai no comércio da família.

Casou-se com Therezinha em 1950 e abriu uma torrefação de café. Quase todos os dias, encerrado o expediente, ia caçar com um amigo.

Teve dois filhos. No começo da década de 50, veio viver com a família no Tatuapé, na zona leste de São Paulo.

Passou a levantar cedinho para outro tipo de caça: agora atrás de serviço. Primeiro, vendeu sanfonas da fábrica Scandalli. Depois, foi trabalhar com comércio de automóveis, especialmente de Kombis. Chegava a financiar os carros para os clientes.

Sua última atividade foi com construção civil. Mudou-se para Santos (SP), onde viveu por cerca de 11 anos, e morou ainda em Londrina (PR), para ficar perto do filho.

Também chamado Ruy, o filho agrônomo conta que o pai era do tipo mandão, por ter tido uma educação patriarcal. Mas também era de fazer amizades facilmente.

Adorava cantar as músicas italianas que aprendera na infância. Visitou com a mulher a Itália, onde achou que iria cantar. Mas não gostou da viagem, por ter achado as pessoas mal-educadas.

Apesar da opção pela vida urbana, preservou a paixão pela pesca. Uma vez por ano, ia ao rio Paraná ou ao Pantanal. Estava morando em SP, onde morreu no sábado, aos 86, de falência de órgãos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página