Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2011 - 00h00

José Vasconcellos (1926-2011) - A graça naïf do gago da 'Escolinha'

Publicidade

JULIANNA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

Morreu, na madrugada de ontem, em São Paulo, o humorista José Vasconcellos, 85, que ficou conhecido por encarnar o personagem gago Rui Barbosa Sa-Silva da "Escolinha do Professor Raimundo", na TV Globo.

Leia sobre outras mortes

Internado desde o último dia 2 na UTI do Hospital das Clínicas, Vasconcellos tinha Alzheimer havia cinco anos e teve complicações renais nos últimos dias. Às 4h40 de ontem, morreu de insuficiência respiratória.

Nascido em Rio Branco (AC), começou a carreira fazendo imitações no rádio. Nos anos 80, atuou em filmes d'Os Trapalhões. Participou da "Escolinha do Professor Raimundo" entre 1993 e 1995. Em 2001, retomou o personagem gago na "Escolinha do Barulho", na Record. Em 2005, integrou o elenco do filme "O Casamento de Romeu e Julieta", de Bruno Barreto. Em 2009, foi lançado em DVD o documentário "Ele é o Espetáculo", de Jean Carlo Szepilovski, em homenagem à carreira de Vasconcellos.

Em 1968, no auge de sua carreira, o comediante fundou a Vasconcelândia Empreendimentos Turísticos S/A. Dispondo de um terreno de 1 milhão de metros quadrados em Guarulhos, ele teve a ideia de construir uma grande área de lazer. A inspiração vinha da Disney. O projeto nunca saiu do papel, e o terreno acabou sendo vendido em lotes.

"Era o grande sonho da vida dele, mas não teve apoio na época. Ele investiu tudo o que ganhou nesse projeto que não deu certo, mas nunca se arrependeu", afirmou Rick Regis, sobrinho do humorista que seguiu os passos do tio.

Vasconcellos deixa mulher, quatro filhos e quatro netos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página