Descrição de chapéu
Cesar Callegari

"Tecnologia não substitui escola nem pode aniquilar espaços de convivência"

Muitas coisas que se aprendem na escola não estão nos livros, mas nas relações entre as pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escola é um território dos afetos. Um lugar para as múltiplas experimentações, encontros e descobertas. Um espaço de vida, aprendizado e criação autoral.

Muitas coisas essenciais que se aprendem na escola não estão nos livros, mas nas relações próximas entre estudantes, seus professores e a comunidade. 

É nesse ponto de convergência diária, regular e socialmente reconhecido que os jovens podem desenvolver uma consciência mais profunda sobre si próprios e sobre a sociedade, aprender a trabalhar com as diferenças e exercer uma cidadania ativa. Porém, como uma instituição de sua época, a escola afeta e é afetada pelas mais diversas inovações.

Um dos campos mais pulsantes e criativos em desenvolvimento nos últimos anos é o da aprendizagem. Estamos vivendo uma espiral ascendente em que a melhor compreensão dos mecanismos biológicos da cognição, a criação de métodos, a democratização do acesso a conteúdo e o desenvolvimento das tecnologias abrem um campo fascinante a ser explorado por educadores e estudantes. 

São novidades que desafiam as formas tradicionais de ensinar e aprender: os processos colaborativos de aprendizagem trazidos pelas plataformas conectadas em rede; a realidade aumentada e suas práticas imersivas; o acesso ampliado aos conteúdos trazido pela computação em nuvem; a possibilidade de tomar decisões mais assertivas advinda pela análise de dados educacionais.

Tudo isso deverá significar aproximação, jamais distância e isolamento. Tampouco o enfraquecimento da escola e, muito menos, um fator de redução de direitos dos estudantes e seus professores, sobretudo o direito à convivência. 

É certo que a escola vem deixando de ser o principal meio de acesso à informação para ser o local onde o conhecimento é construído de forma colaborativa e autoral por crianças, jovens e adultos, a partir da formação do pensamento crítico e criativo. 

Isso se faz em conjunto, com a participação de profissionais da educação, construindo vínculos humanos significativos e habilidades necessárias para o exercício da cidadania contemporânea. Tudo aquilo que fustiga essas conexões agride a educação humanista que queremos.

A lei nº 13.415/17 do "novo ensino médio", criada a partir de medida provisória de Michel Temer, não só abre, mas escancara a educação secundária para que seja oferecida a distância. Se a lei avançar, pacotes EaD poderão dispensar professores, laboratórios e bibliotecas, aniquilando espaços de vivência coletiva. 

Combinando esse a outros reducionismos, como a diminuição das disciplinas obrigatórias, essa lei pode significar uma das mais drásticas perdas de direitos da população brasileira nos últimos anos. Por esses e outros problemas, ela precisa ser revogada. 

As novas tecnologias devem fortalecer a escola, não substituí-la. A educação básica precisa ser presencial. Educação a distância não deve ser admitida a não ser em casos excepcionais já previstos nas normas nacionais.

Crianças e jovens têm o direito a uma experiência escolar completa, intensiva e extensiva. Assim se tornarão cidadãos do mundo.

Cesar Callegari

Sociólogo, ex-secretário de Educação Básica do MEC (2012-13, governo Dilma), ex-secretário municipal da Educação de São Paulo (2013-15, gestão Haddad) e autor de 'O Fundeb' (ed. Aquariana)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.