Descrição de chapéu USP

Saiba tudo sobre a segunda fase da Fuvest 2024, que começa neste domingo (17)

Em dois dias, 30.787 candidatos disputarão 8.147 vagas na USP, a melhor universidade da América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A segunda fase do Vestibular Fuvest 2024 será realizada neste domingo (17) e na segunda-feira (18) com a participação de 30.787 candidatos aprovados na primeira fase que disputarão 8.147 vagas oferecidas pela USP (Universidade de São Paulo), a melhor da América Latina, segundo o ranking QS (Quacquarelli Symonds), e líder do RUF (Ranking Universitário Folha).

Desse total, 4.888 vagas são para a chamada ampla concorrência (alunos de escolas particulares), 2.053 vagas para candidatos da escola pública, e 1.206 para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas) de escolas públicas.

Além disso, a USP oferecerá 1.500 vagas pelo Enem e outras 1.500 pelo Provão Paulista, novo vestibular seriado que será aplicado para todos os estudantes do ensino médio de escolas estaduais em São Paulo.

Candidatos durante o exame da primeira fase da Fuvest na  FEA USP, na Cidade Universitária
Candidatos durante o exame da primeira fase da Fuvest na FEA USP, na Cidade Universitária - Rubens Cavallari - 19.nov.23/Folhapress

COMO SERÃO AS PROVAS?

A segunda fase é realizada em dois dias com até quatro horas de duração em cada dia. Ambas as provas são de questões discursivas e o número de questões varia. O candidato pode escrever em letra de forma ou cursiva, desde que seja inteligível e obedeça as normas cultas da língua:

1º dia: 100 pontos = 50 pontos das questões + 50 pontos da redação
São 10 questões discursivas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura, e uma redação com no mínimo 20 linhas

2º dia: 100 pontos
São 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas específicas à carreira inscrita

QUAIS SÃO OS ASPECTOS AVALIADOS?

  • Competência para leitura e compreensão de diferentes textos, em linguagens diversificadas;
  • Capacidade de expressão de seus conhecimentos, reflexões e pontos de vista nas diferentes normas de língua portuguesa;
  • Conhecimentos básicos nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, bem como em língua estrangeira;
  • O conhecimento esperado não se reduz à memorização de fatos, datas, fórmulas ou ao uso automatizado dessas e outras informações ou técnicas específicas;
  • As questões têm caráter discursivo e permitem ao candidato, após a identificação do problema proposto, construir sua resposta por caminhos próprios;
  • A elaboração de estratégias adequadas para encaminhar a resolução, a capacidade de síntese e o uso de linguagem apropriada são competências necessárias para o bom desempenho nesta etapa.

QUE HORAS COMEÇA A PROVA DA SEGUNDA FASE?

Nos dois dias, as provas serão realizadas das 13h às 17h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

O QUE PRECISO LEVAR PARA A SEGUNDA FASE?

O candidato precisa levar um documento original de identidade com foto (digital ou físico) e caneta esferográfica de tinta azul ou preta de corpo transparente. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova.

O QUE NÃO POSSO LEVAR PARA A PROVA?

Para garantir que o vestibular seja justo para todas as pessoas, materiais estranhos à realização da prova serão proibidos, e casos específicos poderão ser analisados. Será proibido:

  • uso de relógio individual de qualquer tipo;
  • equipamento eletrônico como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.;
  • material impresso ou para anotações;
  • corretivo de qualquer material ou espécie;
  • caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica;
  • caneta marca-texto;
  • compasso;
  • lápis com tabuada;
  • gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol;
  • protetor auricular, fone de ouvido ou similares;
  • quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VAGA OFERECIDOS PELA FUVEST 2024?

Todos os candidatos inscritos concorrerão às vagas de ampla concorrência (AC). No ato da inscrição, o candidato deveria informar se também concorreria às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas: Escola Pública (EP) ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

AC: vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito, mesmo tendo acesso às vagas reservadas

EP: 2.053 vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

PPI: 1.206 vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Além do vestibular, a USP oferecerá 1.500 vagas pelo Enem e outras 1.500 pelo Provão Paulista, novo vestibular seriado, que será aplicado para todos os estudantes do ensino médio de escolas estaduais em São Paulo.

COMO É CALCULADA A NOTA FINAL?

A nota final do candidato, utilizada para classificação nas carreiras, é dada pela média ponderada das notas da 1ª e 2ª fase, normalizadas em base 100.

F1 = Nota normalizada da fase 1
D1 = Nota do dia 1 da fase 2
D2 = Nota do dia 2 da fase 2
CE = Nota de competências específicas
NFC = Nota final do candidato

Fórmula para cálculo da nota em carreiras em que não há prova de competência específica:

NFC = (F1 + D1 + D2) / 3

Fórmula para cálculo da nota em carreiras em que há prova de competência específica:

NFC = [F1 + D1 + D2 + (2*CE)] / 5

Após seu cálculo, a nota final do candidato será convertida para uma escala de 1.000 pontos e arredondada até a segunda casa decimal.

QUANDO SAIRÁ O RESULTADO DA FUVEST 2024?

A primeira chamada para a matrícula, com a lista de aprovados na Fuvest 2024, será divulgada no dia 22 de janeiro de 2024 na página da Fuvest. O período de matrículas vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

COMO FAZER A MATRÍCULA?

Todo candidato que foi convocado em uma das duas chamadas ou na lista de espera deve confirmar a sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação —as datas estão indicadas no Guia do Vestibular 2024.

Se você foi chamado para uma das vagas da ação afirmativa escola pública (EP) ou para uma das vagas da ação afirmativa pretos, pardos e indígenas (PPI), você deve confirmar, no formulário da matrícula virtual, que pertence à ação afirmativa que você escolheu na inscrição. Oportunamente, uma banca de heteroidentificação analisará a condição desses candidatos.

Observação: Se você prestou o Provão Paulista, acompanhe as informações no site oficial. Vagas remanescentes do Provão Paulista retornam como vagas EP ou PPI da Fuvest, dependendo do edital.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.