Descrição de chapéu chuva

Refeitório de escola técnica fica alagado por esgoto após chuva em SP; veja

Alunos da Etec Santa Ifigênia, no centro da capital, relatam que não havia funcionários para limpar o local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O refeitório da Etec (escola técnica) Santa Efigênia, na região central de São Paulo, ficou alagado por esgoto na noite desta terça-feira (5) quando a cidade foi atingida por um forte temporal. A unidade, que é de responsabilidade da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), não tinha funcionários para limpar o local, segundo os alunos.

A Etec é uma das unidades de referência do Centro Paulo Souza, autarquia do governo estadual que cuida do ensino técnico.

O prédio da escola fica na rua General Couto de Magalhães, ao lado da sede administrativa do centro, mas até o início da tarde desta quarta (6) os alunos não haviam sido informados de nenhuma providência adotada para evitar que a situação volte a ocorrer.

Em nota à Folha no início da noite desta quarta, o centro disse que lamenta o ocorrido e informou que toda a área foi devidamente higienizada.

Refeitório de escola técnica, no centro de São Paulo, fica alagado após esgoto jorrar dos ralos durante forte chuva que atingiu a cidade na terça-feira (5) - Reprodução/ Grêmio estudantil da etec Santa Ifigênia

Há previsão de que chuvas fortes voltem a ocorrer na cidade de São Paulo nos próximos dias, o que deixa os alunos temerosos de que o alagamento na escola se repita.

Na noite de terça, os alunos gravaram vídeos que mostram esgoto e água da chuva jorrando dos ralos dos refeitórios. O espaço ficou alagado exatamente no momento de merenda dos alunos.

Um dos vídeos mostra uma água preta jorrando de um dos ralos embaixo de uma das mesas do refeitório, enquanto os estudantes carregam bandejas com comida e tentam desviar da água.

"Já seria um absurdo se isso acontecesse em qualquer lugar da escola, mas no refeitório é ainda mais alarmante. Não estão nos garantindo nenhuma condição de higiene e saúde. Todos os alunos saíram com os pés encharcados daquela água suja", conta Arthur da Silva, 15, estudante de nutrição.

Segundo os alunos, o refeitório ficou tomado de água e de um forte cheiro de esgoto, mas não havia nenhum funcionário para limpar o local. Eles contam que a escola, que funciona nos três turnos com cerca de 850 estudantes, conta com apenas sete faxineiros —sendo que não há nenhuma equipe para o período noturno.

"Chegamos hoje na escola [quarta] e o refeitório continua sujo, um dos bueiros continua com a sujeira toda acumulada. Ou seja, viram uma situação absurda acontecer e não fizeram nada, mesmo sabendo que há previsão de chuva forte de novo", diz Luna Martins, 17, do mesmo curso.

Os estudantes relatam receio de contraírem doenças por conta da falta de higiene na escola. "A escola ensina sobre nutrição, aqui aprendemos sobre a importância da higiene no manuseio de alimentos, mas vivemos uma situação oposta. Estão nos expondo a uma série de doenças com essa situação", diz Luna.

A Etec Santa Ifigênia é uma das unidades mais novas do Centro Paulo Souza, tendo iniciado as atividades em 2012. A escola se destaca principalmente por ofertar cursos técnicos na área de alimentação, como nutrição e dietética e profissional em gastronomia.

Além de lamentar o ocorrido, o Centro Paula Souza disse que os sete profissionais de limpeza atuam distribuídos em três turnos de serviço, mas não informou porque a área não foi limpa para o início das aulas nesta quarta. Também disse já ter providenciado o reparo no sistema de captação de águas fluviais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.