O brasileiro que criou uma empresa inteira para falar com sua filha

História de Carlos Pereira, vencedor do Prêmio Empreendedor Social, ganhou destaque no Fórum Econômico Mundial

Patricia Pamplona
São Paulo

Depois dar visibilidade mundial ao Livox em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial em janeiro desde ano, o brasileiro Carlos Pereira viu sua história contada nas plataformas multimídias do fórum.

"Este homem criou uma empresa inteira apenas para falar com sua filha" é o título do vídeo que viralizou e alcançou 189 mil visualizações em um rede social, cerca de 4.700 curtidas e 2.800 compartilhamentos. "Vejo que muitas pessoas com deficiências são relegadas a segundo plano. Se pudermos, de alguma forma, trazer reconhecimento da necessidade que essas pessoas têm, fico muito feliz", afirma Pereira, que venceu o Prêmio Empreendedor Social 2016.

O Prêmio Empreendedor Social está com inscrições abertas; participe

Fruto da visibilidade gerada pelo vídeo, o fundador do Livox foi convidado para uma palestra no Solve MIT, evento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, entre 16 e 18 de maio. Ele integra o time de palestrantes que apresentam suas soluções tecnológicas para desafios sociais. 

"Eles querem mostrar oportunidades para diminuir barreiras com tecnologia inclusiva", explica Pereira sobre o evento. "Eles falam desde reconhecimento de linguagem de sinais até softwares de engajamento cívico para alcançar potencial mais alto de pessoas tradicionalmente marginalizadas. E pessoas com deficiências são muito marginalizadas."

Na sequência do evento, o empreendedor vai para um curso na vizinha Universidade Harvard, entre fim de maio e início de junho. É um dos benefícios que Pereira ainda usufrui como vencedor do prêmio, realizado pela Folha e pela Fundação Schwab. "Eu não me imaginava em Harvard em 2018, mas almejava muito isso. É Harvard! Legal pra caramba!", afirma,  entusiasmado.

Sobre o curso, ele diz estar curioso com o aprendizado. "Espero melhorar. Ninguém nasce empreendedor, cantor. Tem gente que talvez tenha um talento, mas precisa ser lapidado. É uma oportunidade muito legal de aprender um pouco mais na teoria para colocar na prática como exercer liderança."

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.