Iniciativa premia soluções que melhoram a vida em São Paulo

Prêmio Impacto Público irá escolher cinco soluções empreendedoras para impulsionar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estão abertas até 7 de abril as inscrições para o Prêmio Impacto Público, iniciativa que irá impulsionar soluções inovadoras para melhorar a vida dos cidadãos e os serviços públicos na cidade de São Paulo.

A iniciativa irá selecionar cinco organizações que tenham uma solução de impacto desenvolvida e financiar a implementação destas soluções na cidade.

Empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever em um dos cinco eixos temáticos: primeira infância, direitos humanos e cidadania, gestão pública eficiente e transparente, participação cidadã e empreendedorismo.

Projeto quintessa
Grau de inovação e potencial de escala ou replicabilidade serão levados em consideração na escolha dos selecionados do Prêmio - Divulgação

Os participantes recebem acompanhamento semanal do Quintessa, aceleradora de negócios de impacto, financiamento de R$ 70 mil e vivência e exposição no setor público ao longo dos quatro meses de implementação do projeto. Além disso, os empreendedores contam com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O Prêmio Impacto Público tem como objetivo identificar, apoiar e implementar soluções da sociedade civil que gerem benefícios para a sociedade, inspirando os setores público e privado.

Segundo Anna Aranha, diretora do Quintessa, é esperado que o projeto seja um novo caminho para que negócios de impacto e organizações sociais aproximem suas soluções do setor público.

"A ideia é atrair as melhores soluções que existem hoje no mercado, com participantes comprometidos a estabelecer essa união entre aceleradora, setor público e soluções empreendedoras da população", afirma.​

A Secretária Municipal Claudia Carletto aposta nessas soluções para promover os direitos humanos na capital paulista.

"Investir na tecnologia, usando esse mecanismo na busca por respostas aos desafios da gestão pública, é o caminho mais curto entre as políticas públicas e o cidadão", diz. "Sem contar o caráter transformador que é ter pessoas desenvolvendo soluções para pessoas. Essa iniciativa será de grande importância para a melhoria da qualidade de vida na cidade."

Entre os critérios gerais para seleção estão as premissas: ter uma solução viável para ser implementada e estar dentro dos cinco eixos temáticos propostos; comprometimento para implementar a solução na cidade de São Paulo, tendo disponibilidade de tempo para uma execução de qualidade; e ter um equipe composta por integrantes maiores de 18 anos.

Também serão levados em consideração os critérios de eficácia e grau de inovação da solução; benefícios para a população e relevância para a Secretaria; potencial de escala ou replicabilidade e maturidade do time, da organização e da solução.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.