Em conversa no Festival ABCR 2020, nesta segunda-feira (29), representantes da cervejaria Ambev discutiram sobre o tema de captação de recursos na visão das grandes empresas.
Os participantes do bate-papo foram Richard Lee, diretor de sustentabilidade da Ambev, e Carlos Eduardo Pignatari Filho, gerente corporativo de impacto social da empresa. A sessão foi mediada por Bruno Barroso, fundador da plataforma Prosas de soluções para o terceiro setor.
Para Pignatari, o processo de captação de recursos exige responsabilidade dos dois lados, uma vez que se faz necessária a empatia para facilitar o trabalho do outro, apresentando o projeto de forma clara e eficiente.
“Empatia é fundamental, indo além do que se traz para a marca ou para a organização. A gente recebe dezenas de projetos por dia. Não rola mandar um arquivo de 120 páginas do seu projeto”, comenta Richard Lee.
“Precisa ser mais assertivo, mostrar o valor, o que a gente precisa saber. Facilitar o trabalho do outro, de quem avalia a proposta, não é só uma gentileza, é uma estratégia efetiva.”
Segundo Lee, é importante que, a fim de conseguir o patrocínio da Ambev ou de outra grande empresa, o captador tenha um pitch vencedor logo de início, elaborado em cima de uma análise das marcas da empresa e seus valores.
Isso porque a cervejaria recebe dezenas de formulários com pedidos de patrocínio diariamente, o que torna essencial que a apresentação primária seja concisa, organizada e relacione o projeto com os valores das marcas da Ambev.
“Se você é o proponente e não souber contar bem essa história, mostrar o que seu projeto tem de diferente e o que ele agrega, a chance de alguém olhar, não entender e descartar a proposta é grande”, afirma o diretor de sustentabilidade.
“É ilusório pensar que quem está recebendo o seu projeto vai investir tempo fazendo o seu trabalho, que é esse convencimento”, completa.
Pignataro concorda e enfatiza que as redes sociais são o melhor caminho para que o captador conheça e analise o posicionamento daquela marca específica.
“Quando falamos da estratégia de definição, nos preocupamos muito com o estar relacionado àquilo em que a marca acredita”, diz o gerente corporativo de impacto social.
Ele explica a relação usando como exemplo o Guaraná, refrigerante da Ambev original do Brasil. “Quando falamos de Guaraná, por exemplo, queremos trazer algo relacionado ao brasileiro, à brasilidade, e também à conexão com a natureza.”
Os investidores sociais também falaram sobre o Voa, programa de voluntariado da Ambev.
Lançado em 2018, o projeto é de mentoria e gestão e leva funcionários da cervejaria a compartilhar seu conhecimento com organizações sociais. Mais de 200 ONGs e 5 milhões de pessoas já foram impactadas pela iniciativa.
Por conta dos impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, a Ambev decidiu oferecer, por meio do Voa, cursos online e gratuitos com foco em gestão para o terceiro setor.
Qualquer organização, de qualquer segmento, pode ter acesso ao material através da plataforma do Voa. O conteúdo é o mesmo utilizado pelas ONGs que já participam do programa.
No total, são nove aulas sobre gestão, com videoaulas e apostilas. A iniciativa tem como objetivo compartilhar os métodos e processos utilizados pela própria Ambev para ajudar as organizações a melhorarem seus processos, orçamentos e alcance de seu impacto na sociedade, com foco no período de crise.
Para acessar as aulas, basta acessar este link e realizar um cadastro informando o CNPJ ou CPF. As organizações que tiverem interesse em fazer parte do programa Voa de 2021 deverão realizar as inscrições ainda este ano, previstas para o último trimestre.
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