Desafio nacional vai premiar iniciativas de turismo sustentável

Concurso da Ashoka Brasil e CTG Brasil fomenta inovações que promovam desenvolvimento local e protagonismo das comunidades

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São Paulo

Iniciativas inovadoras em turismo sutentável têm até o final de agosto para se inscrever no desafio "Trilhando a transformação", que vai premiar com R$ 100 mil três inovações sociais que apresentem propostas transformadoras de desenvolvimento e gestão do turismo.

O desafio é realizado pela Ashoka Brasil e CTG Brasil e busca reconhecer e apoiar, em todo o território nacional, empreendimentos sociais que promovam o desenvolvimento local, que gerem transformação social, que afirmem as comunidades como protagonistas e que se estruturem a partir da colaboração de diversos atores.

Interessados podem se inscrever pelo site.

Desafio vai premiar com R$ 100 mil três iniciativas inovadoras em turismo sustentável
Desafio vai premiar com R$ 100 mil três iniciativas inovadoras em turismo sustentável - Divulgação

Rafael Murta Reis, líder da estratégia de empreendedorismo social da Ashoka Brasil explica que, no âmbito do Desafio, o turismo sustentável pode ser entendido como um importante vetor de desenvolvimento local.

“A atividade turística possui grande relevância para os territórios, principalmente quando assume papel transformador, promovendo a inovação, a economia local, a inclusão, a educação, a valorização de culturas e a preservação do meio ambiente, entre muitos outros benefícios”, avalia.

“O concurso vai apoiar soluções inovadoras em todo o território nacional, pautadas em construir novos modelos de turismo estruturados nos quatro pilares da sustentabilidade: social, cultural, ambiental e econômico”, acrescenta.

As candidaturas devem estar relacionadas a pelo menos duas dessas dimensões. Propostas que reforcem questões de diversidade, inclusivas, afirmativas, de gênero e raciais serão especialmente valorizadas.

Com seus 7.000 km de praias, a maior floresta tropical do mundo e uma densa biodiversidade, o Brasil tem no turismo um segmento fundamental para diversos campos do desenvolvimento. Estima-se que o setor seja responsável por empregar mais de 2 milhões de brasileiros, de acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, de 2018).

A atividade turística, no entanto, foi uma das mais afetadas pela Covid-19 e pelas medidas de isolamento social. No Brasil, as perdas do setor são estimadas em R$ 62 bilhões para 2020.

Se o setor já vinha se mobilizando para fazer buscar novas formas de democratizar oportunidades e benefícios no turismo, com a pandemia enfrenta o desafio de se reconstruir por completo, diante de um cenário que requer mais segurança e sustentabilidade.

De acordo com a diretora de marca, comunicação e sustentabilidade da CTG Brasil, Salete Hora, a proposta do desafio Trilhando a Transformação sempre foi valorizar e apoiar inovações no Turismo Sustentável, impulsionando o setor. “E, diante dos impactos da pandemia, entendemos que ele ganha urgência e relevância ainda maiores ”, afirma.

"É cada vez mais evidente a necessidade de que cidadãos, comunidades, empresas, sociedade civil e governos atuem de forma conjunta para alcançar objetivos de transformação dos modelos existentes, recuperação do setor e desenvolvimento das comunidades de forma mais sustentável. Queremos oferecer apoio para consolidar e acelerar esses processos”, destaca a diretora.

Além do prêmio em dinheiro, as três iniciativas vencedoras participarão de um processo de aceleração em 2021 e serão contempladas com atividades de mentoria e assessoria em gestão financeira para a aplicação dos recursos recebidos.

Serão produzidos, ainda, conteúdos audiovisuais destinados a apresentar e divulgar as propostas dos dez finalistas. Por fim, o projeto prevê a ativação de uma rede de empreendedores sociais e comunidades capazes de dialogar e construir soluções conjuntas para o futuro do setor.

A definição dos vencedores está prevista para o final de novembro, quando também será apresentado o Mapeamento de Tendências de Inovação Social para o Turismo Sustentável.

A publicação pretende conhecer mais profundamente o setor e sistematizar o conhecimento a partir de entrevistas com especialistas e empreendedores sociais do campo do turismo, além de considerar os semifinalistas e finalistas do desafio na composição da pesquisa.

A intenção, ao final, é favorecer a replicabilidade e escalabilidade de soluções para todo o território brasileiro.

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