Itaú BBA e Yunus selecionam negócios de impacto em saúde para programa de mentoria

Batizado de Impact Tank, o projeto visa fortalecer negócios sociais e conectar empresas a potenciais investidores

São Paulo

O Itaú BBA, divisão de Corporate & Investment Bank do Itaú Unibanco, e a Yunus Negócios Sociais, pioneira e referência mundial em inovação social corporativa e investimento de impacto, lançam um programa de mentoria para fortalecer e estimular negócios de impacto social, o Impact Tank.

O programa apoiará empreendedores por meio de mentorias e de conexões e, para esta primeira edição, que terá foco na área de saúde, já foram selecionadas seis health techs. Elas participarão de uma jornada de cinco encontros, sob liderança da equipe comercial do Itaú BBA.

A escolha da saúde como tema central desta edição parte do contexto atual da sociedade, no qual os desafios na área da saúde tornaram-se mais evidentes frente ao cenário de pandemia no Brasil e no mundo.

0
Vinícius Gusmão, presidente da MedRoom, startup de saúde que desenvolveu sistema com óculos de realidade virtual para treinar alunos de medicina - Danilo Verpa/Folhapress

Este é o primeiro programa de apoio a negócios de impacto social neste formato criado pelo banco, com a vantagem de proporcionar aos negócios a criação de conexões em um curto espaço de tempo.

A iniciativa ocorre após os resultados positivos do programa de aceleração Itaú Mulher Empreendedora realizado no primeiro semestre deste ano, que também foi realizado em parceria com a Yunus.

O Impact Tank conta com mentores membros do recém-criado Núcleo Tech do Itaú BBA, grupo constituído formalmente no fim do ano passado para reunir iniciativas do banco e acelerar sua aproximação com o mercado de tecnologia e das startups.

Conforme explica Túlio Notini, diretor da unidade de Corporate da Yunus Negócios Sociais, grandes empresas como o Itaú e seus clientes corporativos podem se beneficiar muito ao se aproximarem do ecossistema negócios de impacto social.

“É uma oportunidade para essas empresas se conectarem com inovação feita na base da pirâmide, aprender sobre novos modelos de negócio, engajar colaboradores, encontrarem novos parceiros comerciais e, inclusive, investirem financeiramente. É um espaço de transformação para ambos os lados e movimento cada vez mais crescente”, diz.

Os encontros proporcionados pelo Impact Tank servirão para estimular os empreendedores a criarem conexões a partir da rede de relacionamento do time comercial do BBA, além de encontros com mentores especialistas nos desafios de cada negócio, com uma orientação personalizada.

Em agosto, os empreendedores participarão de um dia de exposição de suas empresas por meio de uma live aberta para os clientes Corporate do banco e para o público em geral.

As selecionadas para a primeira turma do Impact Tank são:

  • Vitalk, ferramenta que ajuda a cuidar da saúde mental por meio de conversas com a Viki, uma assistente virtual focada no bem-estar;
  • Cuco Health, um app gratuito que auxilia os pacientes de doenças crônicas a seguirem seu plano de cuidados quando estão sozinhos;
  • Beaba, startup que tem a missão de desmistificar o câncer e informar de maneira clara, objetiva e otimista sobre a doença e o tratamento para crianças, adolescentes e seus acompanhantes;
  • Cuidas, um serviço de gestão de saúde corporativa que leva profissionais de saúde até a empresa;
  • NeuroBots, uma startup pernambucana que desenvolveu um exoesqueleto mecânico, com a ideia de acelerar o tratamento de pessoas que sofreram Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs);
  • MedRoom, startup que usa realidade virtual para melhorar o treinamento de estudantes e profissionais da saúde e diminuir os custos de aulas práticas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.