Fórmula infantil caseira pode causar intoxicação em bebês

Receitas não possuem a quantidade necessária de nutrientes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Catherine Pearson
The New York Times

Com a atual escassez de fórmulas alimentares para bebês nos Estados Unidos, pais e mães de todo o país estão cada vez mais preocupados sobre como vão alimentar seus filhos.

Alguns estão racionando o alimento ou se dirigem até lojas distantes para encontrar apenas prateleiras vazias. Outros buscam receitas caseiras de fórmulas para bebês que usam qualquer coisa na internet, de leite de cabra em pó a leite de vaca cru.

Mas os pediatras alertam que as fórmulas para bebês do tipo "faça você mesmo" têm riscos significativos para a saúde.

Prateleira com apenas três fórmulas para bebês disponíveis em comércio na Virginia (EUA) - 14.maio.2022

"A fórmula caseira é perigosa para os bebês", disse a dra. Katie Lockwood, médica assistente de cuidados básicos no Hospital Infantil da Filadélfia. "A fórmula regular é aprovada pela FDA (Agência de Alimentos e Drogas) e mantida em padrões muito elevados, da mesma forma que tratamos os medicamentos. Fazer em casa é muito mais arriscado."

As fórmulas infantis comerciais são projetadas para imitar o mais próximo possível o leite materno humano, e são cuidadosamente reguladas para garantir que tenham os nutrientes necessários para os bebês em crescimento, de uma forma que seus corpos possam processar.

"Os nutrientes das fórmulas caseiras são inadequados em termos dos componentes críticos de que os bebês precisam, especialmente proteínas e minerais", disse o dr. Steven Abrams, porta-voz da Academia Americana de Pediatria. A entidade desaconselha "fortemente" as fórmulas caseiras.

Essas fórmulas também podem conter minerais ou nutrientes em excesso, como sal, que os rins ou o fígado em desenvolvimento do bebê talvez não consigam processar. Até a quantidade de água usada nas receitas caseiras representa um risco potencial.

"A grande preocupação é o equilíbrio dos nutrientes e dos líquidos que são adicionados, porque se não for correto pode criar uma situação em que o bebê pode receber água demais", disse a dra. Suzette Oyeku, chefe de pediatria geral acadêmica no Hospital Infantil Montefiore, em Nova York. Isso pode causar uma condição conhecida como intoxicação por água, que pode levar a complicações perigosas, como convulsões, em bebês pequenos.

Nos últimos anos, houve diversos estudos de caso que trataram dos perigos potenciais de seguir o caminho do improviso. Um bebê de 4 meses teve uma parada cardíaca após ser alimentado durante um mês com uma fórmula caseira que continha alga marinha, sementes de cânhamo e água de coco.

A contaminação é outra preocupação. Os pais que fazem fórmula em casa também podem inadvertidamente introduzir bactérias ou outros germes que podem ser muito perigosos para bebês com menos de 6 meses, cujos sistemas imunológicos ainda estão em desenvolvimento, disse a dra. Lockwood.

O estoque de fórmula infantil está baixo nos EUA em parte devido a problemas contínuos na cadeia de suprimentos atribuídos à pandemia, mas a questão foi exacerbada pelo fechamento de uma instalação da empresa Abbott Nutrition pela FDA em fevereiro, depois que várias crianças contraíram infecções bacterianas potencialmente relacionadas às fórmulas Similac, Alimentum e EleCare.

No entanto, os pediatras dizem que as fórmulas comerciais permanecem mais seguras do que as opções improvisadas. O fechamento da fábrica desacelerou a produção de fórmulas, mas foi adotado para manter as crianças seguras, disseram especialistas. "É um sinal de que o sistema está funcionando", acrescentou a dra. Oyeku.

O que os pais podem fazer?

A primeira ligação que qualquer pai ou cuidador com dificuldade para encontrar fórmula para bebê deve fazer é para o pediatra da criança. Ele pode ter amostras de fórmula à mão ou pode ajudar a conectar você a instituições de caridade locais ou bancos de leite materno que podem ajudar.

Até o final da semana passada, 43% dos produtos de fórmula infantil estavam esgotados em todo o país, mas a dra. Lockwood disse que a escassez está chegando em "ondas". A maioria dos pais deve usar o que puder encontrar nas prateleiras ou na internet de distribuidores e farmácias conhecidos, e não se preocupar que a troca de fórmulas prejudique seus filhos.

É seguro para a maioria dos bebês mudar para qualquer fórmula aprovada pela FDA que os pais encontrarem, disse o doutor Abrams, a menos que tenham necessidades alimentares específicas. Os bebês que ingerem uma fórmula extensamente hidrolisada para alergias, por exemplo, precisarão de uma substituição comparável, assim como bebês com necessidades médicas específicas.

Para atender a essa necessidade, a FDA agora está permitindo que a Abbott Nutrition libere "suprimentos urgentes e vitais" de certas fórmulas especiais, caso a caso.

"Um profissional de saúde precisa enviar o formulário, mas isso é uma resposta para essa necessidade específica", disse a dra. Oyeku.

Em resumo, bebês com mais de 6 meses –sem alergias conhecidas– podem tomar leite de vaca pasteurizado por um breve período de tempo até que os pais consigam encontrar a fórmula. Embora não seja ideal em grande parte porque não fornece ferro suficiente, é preferível a oferecer fórmula caseira ou diluir com água fórmula comprada em lojas, disse Abrams.

Se a sua situação for urgente, consulte o pediatra do seu bebê. Ele pode ajudar a elaborar um plano para encontrar fórmulas e até servir como um reforço emocional antes que os pais recorram a algo como receitas caseiras.

"Alimentar seu bebê é uma parte vital do que você faz como mãe ou pai", disse Lockwood. "Pode ser realmente estressante se sentir incapaz de suprir essa necessidade básica."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.