Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Sentir que está doente antes da menstruação pode ser sinal de gripe menstrual

Estudos sobre o tema são limitados; cientistas não conseguem afirmar se as chances de ter indisposição aumentam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

O sistema imunológico da mulher se enfraquece em determinados momentos do ciclo menstrual? Sempre observei que, se fico doente, é quase sempre pouco antes de menstruar.

Especialistas dizem que, embora não haja dados suficientes para comprovar que é mais provável que as mulheres se sintam doentes antes da menstruação ou enquanto estão menstruando, há alguns indícios de que isso seja possível.

Pesquisas emergentes sugerem que o sistema imunológico pode ficar instável nesse período, às vezes exacerbando sintomas de doenças crônicas subjacentes ou criando sintomas novos que algumas mulheres podem confundir com sinais de uma nova doença.

Sentir-se doente antes da mentruação pode ser sinal de gripe menstrual - Gabriel Cabrasl/Folhapress

Logo antes de menstruar, por exemplo, algumas mulheres relatam sintomas geralmente associados à gripe, como dores corporais, mal-estar e até mesmo febre.

A chamada gripe menstrual não é provocada por um patógeno real, disse a Dra. Taraneh Shirazian, ginecologista na N.Y.U. Langone Health. Mas pode ser fruto da resposta imune da mulher à inflamação natural presente quando o útero se contrai e libera células. "É como seu corpo apreende a inflamação", ela explicou.

Segundo Shirazian, a causa desses sintomas também pode ser hormonal. O hormônio luteinizante, ou LH, sobe de nível pouco antes da ovulação e cai fortemente quando a menstruação começa. Com a mudança dos níveis de LH, as pessoas podem sentir fadiga, inchaço, dores de cabeça e náusea. "Algumas mulheres passam por isso todo ciclo, todo mês, com sintomas realmente agressivos", disse a ginecologista.

Numa revisão feita em 2018 em parceria com o aplicativo Clue, que acompanha o ciclo menstrual, pesquisadores observaram que em mulheres que tinham certas doenças subjacentes –como síndrome do cólon irritável, epilepsia e doenças autoimunes–, sentiam que os sintomas ligados às doenças às vezes se agravavam durante a ovulação, melhoravam uma semana depois e voltavam a piorar durante a menstruação.

Para Sabra Klein, microbióloga da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg (Estados Unidos) isso pode ser o resultado do sobe e desce dos níveis de hormônios e de alterações no sistema imunológico ao longo de um ciclo menstrual.

Outras pesquisas descobriram que entre 19% e 40% das mulheres com asma relatam sofrer ataques ou crise asmáticas mais intensas e frequentes logo antes ou durante a menstruação. A asma perimenstrual, como é conhecida, já foi ligada a aumentos de visitas a departamentos de emergência hospitalar e de hospitalizações por asma, incluindo entubações.

Alguns estudos pequenos também demonstraram que mulheres com esclerose múltipla relatam que seus sintomas se agravam logo antes de menstruar ou durante a menstruação. E pacientes com lúpus relataram sofrer mais dor e fadiga quando estão perto de menstruar.

A função evolutiva do ciclo menstrual é dar à mulher uma oportunidade de engravidar, disse a dra. Kimberly Keefe Smith, endocrinologista reprodutiva e ginecologista no Hospital Brigham and Women’s, em Boston (EUA). Quando a fertilização ocorre, algumas partes do sistema imune são suprimidos para que o corpo não rejeite o feto.

Durante o ciclo menstrual, os ovários liberam estrogênio e progesterona, que afetam ramos diferentes do sistema imune de maneiras distintas, dependendo da parte do corpo.

A progesterona, em especial, pode ser imunossupressora quando está presente no organismo em níveis elevados, como durante a gravidez, disse Keefe Smith. Mas estrogênio e progesterona por si sós não explicam um sistema imune enfraquecido, ela observou. Por exemplo, pacientes que recebem doses adicionais dos hormônios durante certos tratamentos médicos ou quando estão usando anticoncepcionais não têm propensão maior a se sentirem doentes.

Sem dados definitivos, cientistas não têm uma posição clara sobre como as mulheres devem encarar suas chances de sentirem que estão doentes baseadas no ciclo menstrual.

"Essa questão foi muito pouco estudada", disse Klein. "Como não foram feitos estudos mais detalhados, não posso lhe dizer realmente se você tem chance maior de ficar resfriada ou contrair uma infecção."

Embora sejam necessárias mais pesquisas para chegar a um entendimento melhor de como o ciclo menstrual influi sobre a propensão a adoecer, Kelin disse que, se você sempre se sente doente em determinado ponto do ciclo menstrual, não ignore o fato.

Você pode tomar medidas para proteger sua saúde nos dias que antecedem a menstruação: siga uma dieta balanceada, durma o suficiente e lave as mãos por pelo menos 20 segundos. "Cada mulher conhece melhor seu próprio corpo", disse Klein.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.