Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Caminhada pode evitar dores nos joelhos em pessoas com artrose, diz estudo

Para principal autora da pesquisa, exercício é uma alternativa no tratamento contra a doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

Um promissor estudo novo sugere que caminhar pode prevenir dores nos joelhos em pessoas com osteoartrite (artrose).

Os pesquisadores examinaram mais de mil pessoas com 50 anos de idade ou mais com artrose, o tipo de artrite mais comum nos Estados Unidos. Algumas já enfrentavam dor persistente no início do estudo, e outras não.

Após quatro anos, aquelas que começaram sem dor frequente nos joelhos e praticavam caminhada para se exercitar mostraram ser dez vezes menos propensas a ter episódios novos e frequentes de rigidez ou dor nos joelhos, além de apresentar menos danos estruturais nos joelhos.

Caminhada pode prevenir dores nos joelhos em pessoas com artrose - Rubens Cavallari/Folhapress

O estudo sugeriu que pessoas com artrose nos joelhos que têm pernas tortas podem se beneficiar especialmente das caminhadas. A pesquisa oferece uma maneira fácil e gratuita de combater um dos culpados mais comuns da dor nos joelhos entre adultos mais velhos.

Para a dra. Grace Hsiao-Wei Lo, professora assistente no Baylor College of Medicine, em Houston, e autora principal do estudo, as descobertas representam uma mudança de paradigma.

"Todo o mundo vive procurando algum tipo de solução medicamentosa. Nossos resultados enfatizam a importância e probabilidade de que as intervenções contra osteoartrite possam ser algo diferente, incluindo o bom e velho exercício físico." Ela disse ainda que a pesquisa sugere que o exercício físico possa ajudar a controlar a artrose em outras articulações, como as dos quadris, mãos e pés.

Descrita às vezes como a artrite do desgaste, a osteoartrite afeta mais de 32,5 milhões de adultos nos EUA. Segundo o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em português), ela ocorre quando a cartilagem das articulações se rompe e o osso subjacente começa a se modificar.

O risco de desenvolver a condição aumenta com a idade, e cerca de um terço das pessoas com mais de 60 anos têm artrose de joelho, disse Lo. Muitos pacientes tomam medicamentos como ibuprofeno ou naproxeno para tratar a dor. Em doses elevadas, esses medicamentos podem provocar problemas renais e úlceras.

Em vez disso, as pessoas talvez possam recorrer ao exercício físico. Durante décadas os especialistas em saúde enxergaram a caminhada como benéfica principalmente à saúde cardiovascular, comentou a reumatologista Elaine Husni, da Clínica Cleveland, que não participou do estudo.

Mas nos últimos anos eles vêm recorrendo ao exercício físico de baixo impacto para tratar condições como depressão, comprometimento cognitivo e osteoartrite leve.

O novo estudo mostra que a caminhada também pode funcionar como medida preventiva, disse Lo, e sugere que pessoas em risco maior de desenvolver artrose fariam bem em incorporar uma caminhada regular em seu dia a dia. A dra. Lo disse que em seu próprio caso, por exemplo, com base nas conclusões do estudo, como sua mãe tem artrose, ela própria deveria caminhar mais.

O estudo começou em 2004 e documentou a dor de joelho habitual dos participantes, usando radiografias para avaliar sua artrose.

Os pesquisadores então pediram aos participantes que documentassem seus hábitos de exercício e revissem seus sintomas em consultas de retorno regulares, perguntando com que frequência sentiam dor nos joelhos.

Após quatro anos, 37% dos participantes que não caminhavam para se exercitar (excetuando uma ida ocasional ao supermercado ou estação de trem) começaram a apresentar dor nova e frequente nos joelhos, contra 26% entre os participantes que caminhavam.

É claro que os pesquisadores não podem afirmar inequivocamente que a prática de caminhadas evitou o surgimento de dor nos joelhos ou reduziu a dor já presente.

A autoavaliação pode não ser tão precisa quanto pedômetros ou relógios do tipo "fitness tracker". E os pesquisadores não monitoraram as distâncias percorridas ou a frequência de caminhadas. Tampouco recomendaram estratégias de como e quando pessoas com artrose devem incorporar a caminhada em sua rotina de exercícios.

Mesmo assim, os resultados reforçam o que médicos já sabem sobre como controlar a artrose. O movimento consistente pode ajudar a criar massa muscular, fortalecendo os ligamentos em volta das articulações com osteoartrite, disse a dra. Husni. Ela explicou que a caminhada é um exercício de baixa intensidade e baixo impacto que permite às pessoas conservar a força e flexibilidade que são cruciais para manter articulações saudáveis.

"É uma intervenção que qualquer pessoa pode fazer", ela disse. "Você não tem desculpas. Pode caminhar onde quer que esteja."

Pessoas que já sofrem dor nos joelhos devem tomar o cuidado de não exercitar-se demais, destacou o dr. Justen Elbayar, especialista em medicina esportiva que trabalha no departamento de cirurgia ortopédica do NYU Langone Health e não participou do estudo.

Caminhar longas distâncias pode exacerbar as dores de pessoas com artrite grave, ele disse. Mas, para quem tem artrose mais leve, "é uma das melhores formas de exercício que você pode praticar".

Ele recomenda que as pessoas comecem com caminhadas pequenas e aumentem a distância percorrida gradualmente. O objetivo do exercício é dar suporte muscular a um joelho artrítico e deixar que as articulações, os tendões e os tecidos se acostumem à caminhada.

Elbayar também sugere o uso de tênis com bom apoio, beber bastante água durante a caminhada e fazer pausas frequentes para descansar se você ficar cansado ou não estiver acostumado a caminhar. Após uma caminhada longa, a aplicação de gelo no joelho também pode aliviar o desconforto.

Segundo a dra. Lo, uma caminhada leve na rua não poderá reparar cartilagens ou remediar dor já presente, mas o exercício físico é uma opção atraente e acessível para prevenir os aspectos mais incômodos da artrose. Afinal, ela destacou, "andar não custa um centavo".

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.